31 de janeiro de 2011

Diário Animado: Curso de Animação de Personagem - Aula 03

E mais uma aula do Curso de Personagem da MOVILUC aconteceu, a terceira no total. Se você chegou agora recomendo começar a ler do começo, segue os links das aulas anteriores: Aula 01 e Aula 02.
 Como prometido na matéria passada, ao lado segue um exemplo de exercício de aula, mas precisamente da última aula aonde deixamos as ''boucing balls'' de lado e começamos a trabalhar com personagens mais complexos.
Durante toda a terceira aula trabalhamos com este rig (esqueleto) que você pode ver acima. Ele foi criado pelo próprio professor para podermos estudar. A aula começou dando continuidade aos ''12 Princípios da Animação'' focando desta vez noStage e no Appeal mas também tivemos que aplicar os outros princípios no nosso personagem.
Tivemos que fazer três exercícios: no primeiro tivemos que criar várias poses chaves (keyframes) do nosso personagem em pelo menos quatro momentos de ação (imagem acima).  Já o outro exercício foi dividido em duas partes: a primeira tivemos que fazer uma animação usando o princípio de Straight Ahead, técnica usada bastante em animações 2D mas, como comprovado, muito difícil de ser feita usando a técnica do 3D. Na segunda parte do exercício animamos uma cena usando a técnica mais usada, o Pose to Pose (Pose em Pose), que foi bem mais fácil.
E com a nossa primeira cena já animada terminamos a aula. Antes do curso acabar prometo mostrar todos os exercícios feitos em aula para vocês verem. 
E aguardem segunda-feira que vem tem mais!

30 de janeiro de 2011

CURTA DA SEMANA: Kiwi!

"Kiwi!" conta a história de uma pequena criatura que não possui asas mas sonha em um dia poder voar.
O Curta desta semana foi criado pelo animador americano Dony Permedi quando ele estudava na The School of Visual Arts,, MSF Computer Art em Nova York. Dony usou o Maya, After Effects e criou o esqueleto do personagem usando o Setup Machine. Toda o curta é de criação do animador, menos a trilha sonora que foi criada por um amigo, Tim Cassell.
O pequeno animal mostrado na animação realmente existe, ele possui o mesmo nome do curta: Kiwi. É uma espécie de pássaro que não possui asas. Infelizmente ele está a beira da extinção. Para conhecer mais sobre ele acessem o site:www.savethekiwi.org.nz
Abaixo vocês podem ver o curta completo.

29 de janeiro de 2011

RESENHA: Mary and Max

Mary e Max é uma animação australiana lançada em 2009. Amada e odiada, como toda boa controvérsia tem de ser, conta a inusitada história de uma amizade entre pessoas muito diferentes e de conexão improvável.
Uma menina australiana de 8 anos e um homem judeu portador de autismo de 44 anos que vive na Nova York dos anos 70. A Amizade começa quando Mary, cansada de ser ignorada pela mãe alcoólatra, encontra em um catálogo telefônico o endereço de um tal de Sr. Max em N.Y e resolve ser ele a quem irá confiar seus maiores segredos e dúvidas.
No continente Americano, Max vive solitariamente pois tem um transtorno psíquico e não consegue se adaptar a convivência social. Come sem parar pra afugentar a solidão. Ele recebe a primeira carta de Mary com uma certa curiosidade e decide responder as perguntas impertinentes da menina. A amizade consolida-se em 20 anos de cartas que atravessam mares e continentes cheias de dúvidas, questões existenciais e muitos doces.
A animação foi feita com Stop Motion e de certa forma é bem rústica, como a vida interior dos personagens. A combinação de história e estilo é muito interessante, pois um reforça o outro. Muita gente detestou, pois trata-se de uma reflexão bem adulta de temas como a solidão, a demência, o alcoolismo e as descobertas infantis de como funciona o mundo.
Enquanto Mary cresce, Max envelhece. Um apóia o outro em suas dúvidas. Desentendimentos ocorrem e o tão esperado encontro face a face nunca acontece. É recomendada para quem gosta de ver filmes com base em fatos reais, pois mostra de uma forma nada infantil como a vida não é justa, muitas vezes não é bonita e nem tem o charme dos Fairy Tales.
É uma animação divertida pra quem sabe rir de si mesmo e depressiva pra quem gosta de idealizar as coisas básicas da vida e não quer saber de muita reflexão. Então escolha de que lado está e divirta-se com o humor nada convencional da animação.

27 de janeiro de 2011

Live-Action de "Up" feito na Década de 1960

Um usuário muito criativo do YouTube, Ivan Guerrero, pegou várias cenas de filmes antigos da década de 1960 e da década 1970 e juntou para criar um trailer fake da animação da Pixar: "Up" como se ela tivesse sido lançada na década de 1960 e fosse feita em live-action.
Ele usou mais de vinte filmes para criar essa mistura. O vídeo, até no momento desta postagem, já estava chegando na marca de 150 mil acessos. O trailer esta logo acima, não deixem de dar uma conferida.  
Fonte: Cartoon Brew

26 de janeiro de 2011

A Animação 'Piratas Pirados!' Sofre Censura

E mais uma vez o ''politicamente correto'' é motivo de censura! Desta vez a vítima é a nova animação daAardman ''Piratas Pirados!" que terá uma cena retirada do longa por reclamações de grupos (com MUITO tempo livre) como a Associação Internacional Anti-Lepra(ILEP).
Na cena em questão, que pode ser vista no trailer abaixo, o pirata principal do filme invade um navio a procura de ouro, mas recebe a seguinte resposta dos donos do navio: ''Sinto muito mas não temos nenhum ouro aqui, amigo, este é um navio de leprosos. Tá vendo?'' E aí o braço do leproso cai no chão.
As organizações anti-lepra acharam que a piada poderia aumentar a discriminação e o estigma com os portadores da doença. Um porta-voz da Aardman enviou para o site Deadline um comunicado a respeito: “Após analisar a questão, decidimos mudar a cena por respeito e sensibilidade pelos que sofrem de lepra. A última coisa que qualquer um aqui pretendia era ofender alguém e está claro para nós que o jeito certo de agir é honrando os esforços feitos por organizações como a ILEP para educar o público sobre a doença.”
Eu até entendo que a piada poderia ofender alguém, mas era uma PIADA! Umapiada!! Até quando iremos ver isso acontecer? Acho que precisamos mudar certos conceitos e principalmente ter um pouco de bom humor senão vai chegar um dia que não iremos mais fazer piada porque vai ter sempre alguém que vai ser ofendido por ela.

25 de janeiro de 2011

Oscar 2012: Conheça os Longas Animados Indicados


Ontem, dia 24 de Janeiro, a Academia de Artes de Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos indicados ao Oscar 2012. A surpresa nas animações desta edição fica com a Pixar, estúdio de animação que ganhou o prêmio de Melhor Longa Animado nos últimos quatro anos consecutivos e neste ano o seu longa animado, ''Carros 2'', nem sequer foi indicado.
Já a Dreamworks ganhou duas indicações com os longas animados ''O Gato de Botas'' e o ''Kung Fu Panda 2''. Como já era de se esperar, devido ao sucesso de crítica e de público, a animação ''Rango'' também ganhou a indicação ao prêmio.
A categoria neste ano também tem dois longas pouco conhecidos pelo grande público, a animação ''Um Gato em Paris'' e a animação ''Chico e Rita'', longa que tem presença brasileira do estúdio Lightstar Studios que co-produziu o longa.
Com a Pixar longe das indicações este ano fica muito difícil dizer quem é o favorito. Mesmo a Dreamworks tendo dois filmes no paleo ela tem fortes concorrentes! 
Além dos longas indicados para a categoria de Melhor Longa Animado também temos outras animações indicadas nas outras categorias, como a animação criada usando a técnica de captura de movimentos e vencedora de Melhor Animação no Globo de Ouro ''As Aventuras de TimTim'', que ganhou a indicação na categoria de Melhor Trilha Sonora Original e tem pouquíssimas chances de ganhar.
Outra animação que ficou fora da categoria principal foi ''Rio'', longa que tinha grandes chances de ganhar a estatueta de Melhor Longa Animado mas foi indicado apenas para a categoria de Melhor Canção Original com a música ''Real in Rio'', música presente na belíssima abertura da animação, que você pode ver logo abaixo.
Em breve postaremos a resenha de cada longa indicado e um resumo sobre todos os Curtas Animados! Fiquem atentos!! A festa de premiação acontece no dia 26 de Fevereiro.

23 de janeiro de 2011

Diário Animado: Curso de Animação de Personagem - Aula 02


Ontem, domingo, aconteceu a segunda aula do Curso de Animação de Personagem da MOVILUC. Recomendamos que vocês leiam o Diário Animado da Primeira Aula do Curso antes de ler este post.
Seguindo na matéria, o professor Sergio Yamasaki, continuou a passar para a turma os 12 Principios da Animação. Na aula anterior foi passado os principios de Timming, Squatch and Stretch e Antecipação, na aula de ontem foi a vez dos principios de Follow Trough and Overlapping Action e dos Arcos.
A aula começou com um pouco de teoria sobre os dois principios, depois vimos várias referências de como estes principios são aplicados no dia a dia, vimos, por exemplo, um vídeo de um homem jogando golfe (Arco) e o professor levou uma toalha para mostrar o principio do Follow Trough and Overlapping Action.
Depois de um pouco de teoria, partimos para os exercícios: no primeiro tivemos que animar um pêndulo se mexendo e o segundo foi animar novamente a ''boucing ball' em um pequeno circuito. No próximo post mostro para vocês os exercícios.
Para finalizar queria falar um pouco sobre a pequena ''rede social'' que o curso disponibiliza para os alunos, chamada de ''Anima.Boo''. Nela os alunos podem conversar entre si, tirar dúvidas com o professor, conhecer os alunos das turmas anteriores e ainda ter acesso a dezenas de links interessantes sobre o mundo da animação e também todos os alunos têm acesso a vários rigs de personagens para estudar em casa.
Bem, por enquanto é isso. Próxima segunda tem mais!! 

CURTA DA SEMANA: SuperMoine


A vida era super tranquila no pequeno Mosteiro até a chegada de um grupo deVikings com sede de sangue. Mas eles não contavam com o Super Monge, e com suas incríveis habilidades, agilidade, rapidez e com sua vontade de proteger o seu Mosteiro.
O Curta desta semana é uma criação do estúdio Francês "Supamonks". Vejam o curta completo logo abaixo, e detalhe para os créditos finais! Bom divertimento!!

22 de janeiro de 2011

RESENHA: Meu Vizinho Totoro de Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki com uma história simples, sem uma grande trama, sem grandes vilões, unindo com total harmonia o mundo real com o mundo da fantasiaconseguiu criar um dos maiores clássicos da história da animação. Meu Vizinho Totoro é um filme mágico, uma verdadeira obra de arte!
Como disse, Meu Viznho Totoro tem uma história simples. Tudo começa quandoSatsuki e Mei se mudam para uma fazenda no interior do Japão com seu pai, oProfessor Kusakabe, para ficar mais perto de sua mãe, que esta internada com tuberculose em um hospital.
Assim quando as pequenas garotas chegam na nova casa, as irmãs começam a explorar esse novo "mundo" cheio de grandes árvores, animais silvestres e muitos mistérios. E em uma de suas explorações Mei, a caçula, acaba caindo em um buraco e encontra com Totoro, o grande guardião da floresta.
É muito interessante como Miyazaki mistura o mundo da fantasia com o mundo real. Isso também é bem claro em seus outros filmes, como A Viajem de Chihiro, que lembra bastante Totoro. Ajudando você a embarcar na história, a acreditar que tudo aquilo existe de verdade. E quando acaba, a vontade de estar naquele mundo é forte.
No caso do Meu Vizinho Totoro, a fazenda aonde se passa o filme, existe de verdade, como vocês podem ver nas fotos logo abaixo. A clássica casa com telhado cor de rosa pertencia a uma senhora chamada Kondö. Ela viveu na casa até 2007, quando teve que se mudar. Logo depois da sua mudança o governo decidiu criar um parque no local, mais em 2009 "a casa aonde Totoro iria adorar viver" foi destruída por um incêndio. Para ver detalhes de como era a casa, acessem este link no YouTube.

Um Totoro, para quem não sabe, não existe na cultura japonesa. Ele é de total criação de Miyazaki. O nome veio do erro de pronuncia da Mei quando ela queria dizer "tororu", que significa Troll, que no caso era uma animal muito parecido com o de um de um livro que sua mãe sempre lia para elas, chamado "Three Mountain Goats". Você pode vê-lo nos créditos.
Inicialmente o Miyazaki tinha criado a história com apenas um garota de seis anos de idade, como você ver em alguns desenhos feitos em aquarela no Art Book de Totoro. (que você pode comprar através de nosso link da Saraiva logo abaixo). OEstúdio Ghibli acabou usando muitas dessas antigas pinturas em alguns pôsteres oficiais do filme, o que confunde muita gente até hoje.
Em 2003 é criado um curta chamado "Mei and the Kittenbus" de vinte minutos que foi exibido por tempo limitado no Musei da Ghibli. No curta Mei vive uma noite de aventuras junto com o"Kittenbus".

17 de janeiro de 2011

A Pré-Estreia do "Brasil Animado"

Ontem, nós do Animacao S.A. tivemos a privilégio de estar na Pré-Estreia do primeiro filme em 3-D brasileiro, o Brasil Animado. A sessão aconteceu no novo cinema carioca o Cinepolis Lagoon que fica as margens da famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi um cenário perfeito para a esteria de um filme como o Brasil Animado.
Antes do filme começar, a diretora Mariana Caltabiano, junto com um representante da Imagem Filmes contaram um pouco de como foi fazer o primeiro filme em 3-D brasileiro. Logo depois, o dublador dos dois principais personagens do filme fez uma palhinha de sua voz para o publico presente com a interpretação ao vivo dos personagens Stress e Relax, que também estavam presentes, como vocês podem ver abaixo.
Aproveitamos a oportunidade para fazer uma resenha sobre o filme para saberem o que esperar.

O FILME:
O filme é um documentário animado educativo sobre vários pontos turísticos e culturais do Brasil. Apresentado por Stress e Relax que estão em busca da árvore mais velha do brasil, o grande Jequitiba Rosa. E para achar essa maravilha da natureza eles percorrem vários cantos do Brasil. O filme mistura animação 2D com imagens em live action filmadas em 3-D das belezas deste país e junto com elas a dupla vai contando suas histórias.
PONTOS ANIMADOS:
Stress e Relax são dois cachorros, mas em nenhum momento a gente se incomoda com esta fuga da realidade. Ambos vivem muito bem com os humanos. A dupla é muito carismática, e  conquista com muita facilidade. Quando o filme acaba a gente fica com aquele gostinho de de querer ver quais serão as próximas aventuras que eles irão se meter.
Pelo ponto de vista técnico, a animação, apesar de ser bem simples, é muito bem feita. A mesclagem do mundo real com o 2D ficou bastante divertida. Você realmente sente que os dois estão ali interagindo com o mundo real.
A trilha sonora, apesar de contar principalmente com apenas duas músicas que tocam repetidas vezes durante o filme, é muito simpática e te ajuda a entrar no clima da animação.
PONTOS DESANIMADOS:
Ficou muito claro no filme que a diretora esta acostumada a dirigir séries de TV. O filme acaba tendo um pouco desse formato. A cada lugar que eles visitam é exibido como se fosse um pequeno episódio que é lincado com a narração. Isto atrapalhou um pouco a continuidade do filme. Em cada estado que vão encontram coisas para fazer, lugares para visitar e freqüentemente acabam esquecendo do objetivo principal deles. E com isso, em certos pontos, o filme chega a ser um pouco cansativo.
As filmagens 3-D em live action a câmera chega a perder o foco várias vezes. E em algumas cenas o efeito 3-D nao é notado, deixando em dúvida se realmente foram filmadas usando a tecnologia.
CONCLUSÃO:
Apesar de alguns problemas técnicos do filme (o que é de se esperar por ser o primeiro a usar essa tecnologia no Brasil), Brasil Animado consegue te divertir. E mesmo sendo voltado para crianças, ele possui muitas piadas que apenas os mais velhos irão entender. O que acaba agradando ambas as gerações.
Você vai sair do cinema com a sensação de ter visitado todos os cantos mostrados do filme e de ter conhecido um pouco mais sobre os hábitos culturais e muito sobre a história desse imenso Brasil Animado. Recomendamos!

16 de janeiro de 2011

Diário Animado: Curso de Animação de Personagem - Aula 01


Depois de um período de férias, nós do Animação S.A. começaremos o ano com mais um "Diário Animado", porém dessa vez um pouquinho diferente: nas próximas semanas nós iremos acompanhar o curso de Animação de Personagem da Escola de Animação e Artes Visuais MOVILUC.
Escola de Animação e Artes Visuais MOVILUC foi fundada por Luciano Armaroli (veja o seu demo reel aqui), em 2011. Luciano faz parte da equipe deHans Donner na TV Globo e foi co-autor da nova marca da Globo. "Desde que voltei dos EUA, em 2003, tive vontade de repassar os ensinamentos que a mim foram dados durante todo esse período dentro e fora do país. Mas só agora, em 2011, entendi que não posso mais esperar porque no Brasil, temos muitas pessoas que gostariam de conhecer e contribuir com as técnicas e, principalmente, com criatividade." disse o Luciano.
A escola, que fica situada no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, tem como missão reconhecer talentos e potencializar a expressão artística de cada pessoa, com objetivo de formar profissionais para atuar no mercado de Produção Audiovisual na especialidade de Animação.
O curso, ministrado por Sergio Yamasaki, de Animação de Personagem possui uma carga horária de 30 horas dividida em 6 aulas, todas acontecendo aos domingos pela manhã (um horário não muito bom para acordar mas perfeito para aqueles que não tem muito tempo livre e querem aprimorar seus conhecimentos). Yamasaki é formado em Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ e hoje trabalha na Criação de Arte da Globosat.
Ontem, dia 15 de janeiro, acordei cedo, em pleno domingão (haja vontade! ehehe), para assistir a primeira aula do curso. Fui com minha bicicleta, e não tive dificuldades em guardá-la, com segurança, dentro da escola. A primeira aula foi mais uma apresentação do professor (que é um excelente profissional) e do que iremos ver no resto das aulas. Conversamos um pouco sobre o que cada um gosta, filmes preferidos e sobre a experiência profissional de cada aluno. A turma é bem pequena, apenas cinco alunos, o que é bom pois assim o professor pode dar uma atenção maior a cada um.
Depois de conversar um pouco partimos para a prática e nada melhor do que começar um curso de animação animando a clássica "boucing ball". Para os novatos na área o exercício da "boucing ball" é perfeito para aqueles que estão começando. É uma maneira bem fácil e divertida de aprender os princípios básicos da animação. 
Depois de um pouco de teoria partimos para prática com um exercício bem básico: animar a bolinha quicando, com a supervisão do professor. Ao finalizar recebemos algumas criticas e finalizamos a nossa primeira animação.

A primeira aula foi bem esclarecedora, principalmente para aqueles que tem pouco conhecimento na área. Pudemos ver um pouco de teoria e entender na prática, utilizando uma bexiga, como e porque uma bola se achata (squash) ao tocar o chão e tivemos a oportunidade de testar este conhecimento dentro do software 3D.
Bem, por enquanto é só. Aguardem, na próxima segunda-feira tem mais Diário Animado!

CURTA DA SEMANA: "The Brick Thief"

Quem nunca passou tardes imaginando criar mundos com apenas aquelas pecinhas coloridas de Lego? E foi com esse sentimento de nostalgia que o pessoal da Pereira & O’Dell criou o curta "The Brick Thief", ou em português "O Ladrão de Peças".
O curta é uma sequência do "LEGO CL!CK", que também faz parte de umacampanha da empresa que tem como objetivo de fazer com que aquele adulto que passou sua infância brincando de Lego ensinar seus filhos a fazerem o mesmo.
Veja e se divirta com ele logo abaixo:

13 de janeiro de 2011

Conheça a Diretora de Brasil Animado

Nós do Animação S.A. tivemos o grande prazer de poder fazer algumas perguntas para a diretora do "Brasil Animado", a Mariana Caltabiano. Se você esta um pouco por fora, ontem, aqui no blog, falamos um pouco sobre o filme, clique aqui aqui para ler a postagem e ver o trailer.
Mariana esta na área de cinema desde 1995, quando foi para os Estados Unidos fazer faculdade na NY Film Academy e School of Visual Arts. E desde então ela vem ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente a produtora tem série animada passando no Cartoon Network: "As Aventuras de Gui e Estopa". Para conhecer mais sobre ela acessem o site da produtora.
Agora que você conhece um pouco sobre a diretora e um pouco sobre o filme, confira a entrevista que fizemos com a Mariana. E não esqueçam dia 21 a animação estréia em todo o Brasil!

Animação S.A.: Como foi visitar vários cantos do Brasil? Passaram por muitos perrengues?Mariana Caltabiano: Foi maravilhoso. Fiquei de queixo caído com alguns lugares que ainda não conhecia, como Amazônia e Foz do Iguaçu. Sou apaixonada pelo Rio de Janeiro e vários outros lugares que visitamos. O Brasil é como se fossem vários países dentro de um só.
Sim, passamos alguns perrengues devido ao peso do equipamento usado na filmagem 3-D. O RIG que sustenta as câmeras é muito pesado. Subir as dunas de areia no Ceará com esse equipamento foi duro. Também tivemos que pagar excesso de peso nas viagens de avião.
Animação S.A.: Como foi filmar o filme usando câmeras de 3-D? Que foi um grande passo para o cinema nacional.
Mariana Caltabiano: 
A cada cena é preciso fazer um calculo para ajustar a distância entre as câmeras. Uma câmera representa o olho direito e a outra o olho esquerdo do espectador. As câmeras são sustentadas por um RIG que tem um jogo de espelhos no meio. Esses espelhos juntam as imagens captadas pelas duas câmeras em um único monitor. No set de filmagem eu podia conferir no monitor, usando óculos 3-D, como as cenas se comportariam na tela grande. Foi uma experiência incrível.
Animação S.A.: A equipe de Animação foi muito grande? Quantos animadores vocês chegou a dirigir? 
Mariana Caltabiano: 
A equipe de animadores não é grande. São 20 pessoas.
Animação S.A.: Foi difícil encontrar animadores capacitados para trabalhar no filme? Como foi o processo de seleção?
Mariana Caltabiano:
 Os animadores que trabalharam no Brasil Animado, já tinham trabalhado comigo na série “As Aventuras de Gui & Estopa” exibida pelo Cartoon Network. O estúdio Mariana Caltabiano Criações foi criado em 2006. Antes disso, essa equipe já tinha feito Turma da Mônica e muita publicidade.
Animação S.A.: Como o filme será distribuído posteriormente? Vocês vão lançar o DVD/ Blu-ray do filme direto em 3-D?
Mariana Caltabiano:
 Essa é uma decisão da Imagem Filmes que é a nossa distribuidora. 

5 de janeiro de 2011

Hayao Miyasaki Completa 70 Anos

No dia 5 de Janeiro de 1941, há exatos 70 anos, nasceu Hayao Miyasaki, um dos mais fantásticos animadores do mundo e o maior nome da animação japonesa da atualidade.
Em seu estúdio Ghibli, no Japão, Miyasaki produziu diversas obras reconhecidas internacionalmente como Porco Rosso, Meu vizinho Totoro, Viagem de Chihiro(Vencedor do Oscar 2003), O Castelo Animado, Ponyo, entre outros.
O sucesso de Miyasaki é tão grande que em 1996 ele conseguiu que ninguém mais ninguém menos que a Disney se tornasse a responsável pela distribuição de seus filmes no ocidente.

Entre seus fãs mais célebres podemos destacar John Lasseter, O nome mais alto dos estúdios Pixar e Disney. Tanto que um boneco de Totoro, personagem de Miyasaki, é um dos figurantes de Toy Story 3. Confira no vídeo abaixo todos os momentos em que Totoro aparece no filme (aviso: tem muitos spoilers, se você ainda não viu Toy Story 3, espere um pouco antes de assistir esses trechos).


Miyasaki já anunciou inúmeras vezes a sua aposentadoria. No entanto, sempre aparecia dirigindo um filme novo. Com Ponyo não foi diferente. Resta torcer para que esse Walt Disney do oriente continue a nos surpreender com sua obra.