14 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 01


Começou a maior festa do cinema de animação da América Latina.
E o primeiro dia de sessões animadas ja veio com uma possível melhor sessão do festival. Hoje assisti as sessões de curtas 1, 2, 3, 4 e o longa metragem espanhol "Arrugas". Vamos aos resumos do dia:

Curtas 1

Já começa com um curta de um velho conhecido dos frequentadores do festival: Paul Driessen que em seu curta Oedipus (foto) segue a tradição de colocar vários personagens de outros animadores conhecidos como figurantes (temos o gatinho de the Cat Came Back, A Esposa de The Big Snit, etc). A sessão também se destaca pelo último filme, Zing que conta uma macabra história entre morte e um garotinho que procura seu gato.
Curtas 2

Esta é daquelas sessões que ja vale a pena assistir por um curta: Bon Voyage (foto) é fantástico e com uma mensagem impressionante.  Feito em 2D, o curta conta a história de uma grande viagem (sem mais spoilers) . Além dele, a sessão começa com um deleite visual no curta Eye Liner e também tem como destaque o Brasileiro Linear que conta a história de um pintor de faixas de estrada diferente.
Curtas 3

Uma sessão que surpreende pela técnica e pela direção de arte.The Maker (foto) é belissimo com personagens super bem construídos e um cenário cativante; Ja a relação entre o bidimensional e o tridimensional foi super bem trabalhada emPlato e por fim, o italiano Nana Bobo trabalha com delicadeza um assunto bem sério: A Exploração intantil. Alerta aos pais: Essa é uma sessão não recomendada para menores. Principalmente pelo divertidissimo (porém um tanto explícito) Tempete dans une chambre a coucher. Vamos evitar situações e perguntas constragendoras de crianças aos seus pais!
Curtas 4
Séria candidata a melhor sessão do Anima 2012. Quase todos os curtas podem ser considerados o destaque da sessão: Começando com Neomorphusque parece ter uma forte inspiração da obra dos irmãos Quay. Depois vemHerstory que é um forte e impactante documentário animado sobre uma coreana que virou escrava sexual do exercito japonês na segunda guerra.Natasha do diretor Roman Klochkov (conhecido pelo curta Administrators) faz uma forte, porém engraçada crítica a migração européia. Essa sessão também conta com Don Hertzfeldt no engraçadíssimo(e ao mesmo tempo tenso)  Wisdom Teeth(foto). Ou seja, a curtas 4 é uma sessão imperdível.
Arrugas

Para fechar a noite, o longa metragem espanhol Arrugas que fala sobre a dura vida de pessoas idosas em um asilo, buscando no dia a dia, um incentivo para a vida,tentando superar a dura rotina e a sensação de abandono. Não é um longa que você sai do Cinema sorrindo. Muito pelo contrário. Mas faz pensar e repensar algumas questões relativas a propria vida e a postura para com o próximo. É um filme que vale a pena ser visto. Mas é bom saber que não é a típica produçãoHollywoodiana.
Amanhã seguimos com nossa Jornada Animada.
Viu algum filme que valeu a Pena? Deixe sua mensagem aqui, ou na nossa página no facebook. Siga-nos também no twitter (@animacaosa e @gabriel_filipe)