26 de junho de 2011

Carros 2: A Pixar Continua Surpreendendo

Nem melhor, nem pior; mas sempre diferente e encantador. Essa é a fórmula Pixar Animation Studios para realizar seus filmes. E se é pra fazer uma continuação, ela tem que valer a pena.
E Carros 2, animação que estréia no próximo dia 23 nos cinemas do Brasil, é a segunda franquia da Pixar a ter uma continuação e cumpriu a promessa. AgoraRelâmpago McQueen e sua equipe vão percorrer o mundo na Corrida dos campeões enquanto Mate acidentalmente se envolve numa trama de espionagem.
O Cenário não é mais a pacata Radiator Springs e sim quatro países ao redor do mundo (Japão, França, Itália e Inglaterra). Essa mudança manteve a fórmula da franquia onde a personagem principal sai da sua rotina e passa a enfrentar um universo totalmente novo. Para McQueen que no primeiro filme vivia no corre corre e no glamour das corridas, Radiator Springs era seu novo universo. Só que em Carros 2 o ponto de vista principal do filme é o de Mate. Logo, para um personagem interiorano que quase nunca saiu de sua cidade, o corre corre das grandes cidades do mundo passaria a ser para ele uma novo desafio, ainda mais se envolvendo numa trama de espíonagem.
Por isso Carros 2 é bem diferente de seu antecessor mas sem deixar de manter sua identidade, pois o Ponto Central do filme ainda é o Relacionamento de Relâmpago com Mate, mudando apenas o ponto de vista.

Quanto a animação, a Pixar continua ser primorosa no que faz a começar pelos "sets" de filmagem: Tóquio, Paris e a capital inglesa estão fantásticas. Porto Corsa (cidade fictícia que pertenceria ao litoral italiano) é uma mistura de Mônaco com a Costa Amalfitana.


E se você é daqueles que gosta de carros, vai se fascinar com os modelos do filme. E que cuidado tomaram! Toyota Magesta, Nissan Figaro, Opel Meriva, Ford Mondeo, Fiat 200 e Fiat 500 são só alguns dos modelos que representam tanto personagens quanto prédios que foram "carrificados" nas cidades.

Por fim, Carros 2 é um filme que diverte muito tanto crianças quanto jovens de todas as idades mantendo a qualidade e a tradição dos filmes Pixar Animation Studios que na opinião deste animador que vos escreve, continua sendo o melhor estúdio de Cinema de Animação da atualidade.
Duas dicas importantes: mantenham-se sentados durante os créditos para curtir a viagem ao redor de vários países do mundo feito pela equipe de animação e não cheguem atrasados na sessão, senão irão perder o tradicional curta metragem que antecede os longas da Pixar. Desta vez com as personagens de Toy Storycurtindo férias.