23 de outubro de 2014

Está chegando o Dia Internacional da Animação

Com tantos eventos de animação rolando por esses dias, não podemos deixar de fora um dos mais tradicionais e importantes eventos de animação do Mundo.
No dia 28 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Animação e o Brasil através da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) comemora o evento em sua 11a. Edição em terras tupiniquins. Dá uma olhada na vinheta desse ano.


A data remete ao dia em que o francês Émile Reynauld realizou a primeira apresentação do praxinoscópio, uma invenção que através de lentes, luzes e jogo de espelhos projetava numa tela imagens em movimento. Essa é considerada a primeira projeção de imagens animadas da história (antes mesmo da invenção do cinematógrafo dos irmãos Lumiere)

Serão mais de 200 cidades no Brasil que exibirão simultaneamente, a partir das 19h30min, as sessões Nacional e Internacional. Cada cidade também poderá ter outras mostras e atividades relacionadas a animação acontecendo paralelamente na semana do Dia 28.

Um destaque da sessão Nacional é o resgate histórico da animação Brasileira. Este ano será exibido o curta "Frivolitá" de Luiz Seel produzido no Brasil em 1930.

“O filme esteve perdido por quase setenta anos e foi restaurado no ano passado. Esta será a primeira exibição pública do curta após sete décadas desaparecido. O filme tem apenas três minutos e foi animado em técnica tradicional 2D, desenhado no papel e finalizado em acetato, filmado com truca, montado na moviola e finalizado em película”, lembra Marão, Animador e organizador da Mostra.

Vale lembrar que a entrada é franca. Para saber mais do que vai rolar na mostra, os curtas e as atividades em sua cidade, visite o site oficial do evento. E comemore com a gente o dia mais animado do ano.