6 de dezembro de 2015

História do Cinema de Animação – O Legado do Estúdio Hanna-Barbera (20ª Parte)

No último artigo da série da História do Cinema de animação abordamos sobre o boom da televisão na década de 1950 e como esse fenômeno contribuiu com a popularização dos desenhos animados. É impossível falar de desenhos animados e não citar um dos maiores estúdios desse tipo de produção, que deixou um legado com diversos personagens inesquecíveis: Hanna-Barbera Productions.

O legado Hanna-Barbera

Os fundadores do futuro estúdio ícone de desenhos animados, William Hanna e Joseph Barbera, começaram a trabalhar juntos em 1939 no estúdio de animação da MGM, na série mais famosa e premiada da carreira deles, Tom e Jerry, que rendeu oito Oscar de Melhor Cartoon entre 1943 e 1953. Ainda trabalhando para a MGM, em 1944, fundaram a H-B Enterprises, responsável por desenvolver comerciais para a televisão e aberturas de filmes e seriados. Em 1957, quando a MGM fechou seu estúdio de animação, Hanna e Barbera dedicaram também à produção de desenhos animados na própria empresa. A primeira série de desenhos animados da companhia foi Jumbo e Ruivão (The Ruffy & Reddy Show).

Os Flintstones (1960)

A mudança de nome para Hanna-Barbera Productions aconteceu depois do sucesso dos desenhos animados: Dom Pixote (1958) e Pepe Legal (1959). Nesse momento, o estúdio de William Hanna e Joseph Barbera era considerado o maior produtor de desenhos animados para a TV. Em 1960, estreava um dos maiores marcos de criação do estúdio: Os Flintstones, considerada uma das séries animadas mais duradoura. O sucesso dos Flintstones foi tão grande, que a série foi a primeira a ser transmitida em horário nobre.

Os personagens dos Flintstones já foram usados para anúncios publicitários de cigarros 

A família da idade da pedra gerou ao estúdio um grande faturamento já que os personagens do desenho animado foram licenciados para serem utilizados desde a brinquedos e produtos alimentícios. Essa capitalização com a publicidades dos personagens permitiu a construção de uma sede Hanna-Barbera em 1963, que aumentou significativamente a produção de desenhos animados do estúdio.

Corrida Maluca (1968)

Consolidada como primeiro estúdio de animação especializado em produção para TV, Hanna-Barbera Productions foi responsável por diversas produções que monopolizou as manhãs de sábado nos canais americanos ao longo da década de 1960: Manda-Chuva (1961), Os Jetsons (1962), Jonny Quest (1964), Zé Colmeia (1961), Maguila (1964), Formiga Atômica (1965), Space Ghost e Dino Boy (1966), Corrida Maluca (1968) e Scooby-Doo (1969).

Super-Amigos (1973)

E se engana quem acha que a Hanna-Barbera Production era responsável apenas por desenhos animados. O estúdio produzia, também, comerciais para a TV, aberturas de seriados em ação ao vivo (A Feiticeira) e inclusive alguns projetos para o cinema, como o filme longa-metragem Um Homem Chamado Flintstone. Hanna-Barbera também trabalhou com adaptações de super-heróis tanto da DC Comics como da Marvel Comics: Os Quatro Fantásticos (1967) e Super-Amigos (1973) baseados na Liga da Justiça. 

Exemplo de looping na corrida dos personagens

O estúdio se destacou no mercado devido ao sistema utilizado em seus desenhos animados, focado nos movimentos simplificados. Observa-se que nos desenhos do estúdio quando ocorria a movimentação dos extremos dos personagens o restante do corpo continuava imóvel, ou quando o personagem corria apenas o fundo da cena apresentava um looping constante. As produções também se destacavam pelos diálogos, efeitos e trilha sonora sempre marcante. A junção desses procedimentos artísticos e técnicos permitiu a redução do número de desenhos por minutos e o sucesso do estúdio.

Capitão Caverna (1977)

Na década de 1970 (e final da década 1960), o estúdio produziu outras animações tradicionais que se destacaram: Josie e as Gatinhas (1970), O Fantasminha Legal (1971), Capitão Caverna (1977) e até mesmo releituras para o marinheiro Popeye (1978) e a premiada dupla de outras eras, Tom e Jerry (1975). Na década de 1980, o estúdio começava a perder mercado e surgia os problemas financeiros. A sobrevida do estúdio veio com a estreia do canal de TV a cabo Cartoon Network em 1992, que inaugurou novos seriados com personagens memoráveis: O laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu sou o Máximo e as Meninas Superpoderosas.

No final da década de 1990, as produções do Cartoon Network já não apresentavam o nome Hanna-Barbera. Nos anos 2000, é marcado pelo falecimento dos mestres William Hanna (22 de março de 2001) e Joseph Barbera (18 de dezembro de 2006). Atualmente, as produções e todo o incrível legado de desenhos animados e grandes personagens que marcaram a história e a infância de muitas gerações, é propriedade da Time Warner.