11 de outubro de 2010

Diário Animado: Animaldiçoados 2010 - Dia 3

Nosso terceiro dia no Animaldiçoados começou muito bem, com a palestra de Animação ministrada por dois professores da Melies - Escola de Cinema, 3D e Animação: o Carlos Avelino e o Marcio Gática.
 A palestra começou com o Marcio Gáticamostrando quais são os principais passos na produção de um curta metragem animado. Ele usou o exemplo do ex-aluno Estevão Pereira, que hoje é professor na escola. O aluno produziu um excelente curta enquanto fazia o curso Voyage, a na escola, que serviu de perfeito exemplo de como criar sua própria animação. Muito esclarecedor, para aqueles que entendem ou não de animação.

A segunda parte da palestra, Carlos Avelino, mostrou um pouco como é o processo de uma animação 2D. Desde o primeiro rascunho até a animação final. No caso ele criou um personagem especialmente para o festival.
Depois da palestra fomos direto para o "Programa Especial Takena Negao e Programa Espanto". A sessão começou com o "Programa Espanto", com o média metragem "Kanibal Seijin". A animação japonesa dirigida por Kaichi Sato (que não é vegetariano), mostra a terra em um futuro aonde alienígenas tomaram conta do planeta e tem como prato favorito os seres humanos. Uma analogia sobre nosso habito de comer carne de vaca.
Depois a sessão mostrou o "Programa Especial Takena Negao". Diretor japonês que criar animações de terror/trash usando apenas macinha de modelar. As quatro animações que foram mostradas "Bloody Date", "Bloody Night", "Pussycat" e "Chainsaw Maid", apesar de parecerem "toscas" são de extrema qualidade, elas possuem uma dose perfeita humor negro. Uma sessão imperdível!!
O dia acabou com o longe metragem "From Inside", que não pude assistir. Mas o longa conta a história de Cee, uma jovem grávida que se encontra em um trem quebrado, percorrendo lentamente um caminho sombrio numa paisagem apocalíptica.
Bem, por hoje foi isso. Amanhã, sábado, tem muito mais. As sessões serão quase as mesmas que fomos ver no Primeiro Dia. Posso garantir bom divertimento, e alguns sustos, é claro!