14 de março de 2011

Curta da Semana: George and Aj

Criar uma história que agrade a todos nem sempre é fácil no universo da animação. Imagine se tivessemos que sempre animar um filme para saber se ele funciona ou não. Seria, muita das vezes, meses de trabalho jogados no lixo.
Por isso, muitas vezes outros recursos são utilizados para "testar" uma animação. É o caso do Story Board e em seguida, do Animatic.
O Story board é uma sequencia de quadros desenhados com as cenas e ângulos da animação numa folha de papel. É como se fosse uma história em quadrinhos só que com termos técnicos e cheia de detalhes. Já o Animatic é o passo seguinte onde vemos esse story board com as imagens filmadas em vídeo. Acreditem, nessa fase é possível prever o filme que virá e se ele vai funcionar ou não na trama.
Muitas vezes a cena fica ótima, mas na trama como um todo não fica boa. Uma boa dica é olhar algumas cenas excluídas que encotramos nos DVDs de animação. Geralmente elas vem em Animatic em preto e branco e sem muita movimentação em boa parte das animações.
Pois bem, a galera da Pixar colocou um pequeno "curta metragem" em animatic na web. Claro que um pouco mais trabalhado no quesito cores. Mas podemos ver que a animação em si é um pouco limitada. No entanto quem assiste se diverte. Até hoje não sei porque não transformaram num curta, bem que merecia.
Mas falando a verdade. Só no animatic ja está maravilhoso demais. Se você adorouUP, confira agora o que aconteceu com George e Aj, os dois enfermeiros do asilo Shady Oaks após o seu encontro com Carl Friederickzen.