26 de maio de 2011

Campanha: Salvem o Dia da Animação


O Dia Internacional da Animação acontece há 7 anos chegando em 2011 na sua 8º edição, contando com a participação a cada ano de mais de 400 cidadesabrangendo todos os estados brasileiros e em mais de 50 países. O eventosempre teve entrada franca em todas as suas atividades sejam elas oficinas, debates e mostras: nacional, internacional, infantil, deficientes visuais, portadores de síndrome de down e autismo, e deficientes auditivos.
Este ano infelizmente ainda não obteve patrocínio para realização do DIA, o que compromete sua realização.
Nas edições de 2009 e 2010 a produção contou com o patrocínio da Petrobras para realização do evento e nos outros anos com o apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. Infelizmente este ano não foram contemplados pelo Programa Petrobras Cultural 2011 fato que está comprometendo todo o cronograma de produção e a execução do projeto. Também neste ano com as mudanças na LDOfoi vedada a realização de convênios para eventos entre Ministério da Cultura e entidades privadas, o que restringiu as alternativas para produção do Dia Internacional da Animação 2011 já que ele tem caráter de mostra e abrange todo o território nacional. Para piorar a situação contam com mais de duzentas solicitações de novas cidades querendo participar também do evento, fato que é totalmente inviável, pois não há verba nenhuma nem para a realização do DIA nos municípios que já participam.

O DIA busca contribuir para integração cultural em todas as regiões do país mobilizando diversas comunidades, facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. A realização deste evento só tem sido possível graças ao apoio e a participação da população, de centros culturais, de prefeituras, de diversas entidades como: CNC - Conselho Nacional de Cineclubes, FICC – Federação Internacional de Cineclubes, ABD Nacional – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, Fórum dos Festivais, CBC Congresso Brasileiro de Cinema, ASIFA Associação Internacional do Filme de Animação e também de produtores culturais, de cineclubes, de pontos de cultura, APAEs, de emissoras de televisão, além de diversos veículos de comunicação das mais variadas mídias.
Nós do Animação S.A. Sabemos da importância desse evento. Ficamos impressionados com os trabalhos de animadores, animaniacos que se envolvemvoluntariamente todos os anos para levar ao maior número possível de pessoas sessões maravilhosas de animação gratuitas para a população. Não é justo parar agora.
Pedimos a todos vocês leitores, que adiram a campanha que está sendo lançada, via twitterFacebook , blogs, enfim espalhem essa história. Vamos ajudar a conscientizar a importância deste mega evento.
Quem está com a gente? Vamos nessa!