21 de maio de 2011

Dicas para DemoReel de Animação

Acredito que boa parte das pessoas que estudam animação e pretendem entrar nesse mercado ou tentar algo maior já ouviram dicas comuns para demoReel como: 

coloque só o que voce tem de melhor
não coloque nada que voce nao produziu
conheça o tipo de animação que o estúdio busca
coloque seu melhor trabalho por primeiro para cativar desde o primeiro segundo
Evite audios famosos ou de alguma outra animação
Monte uma Demoreel voltada para o mercado no qual quer trabalhar....
e por ai vai...

Mas ontem em uma conversa alguns animadores da Blue Sky que trabalharam no filme RIO ouvi algumas sugestões que me esclarificaram muitas coisas a respeito de como quem avalia as Reels pensa e espero que essas dicas possam ajudar.

Essas 2 sugestões foram passadas pelo animador Pete Paquette, animador de quase todas as cenas do Bulldog no filme Rio.

Onde trabalho a equipe de 3D fica sobre minha responsabildade e consequentemente a contratação de pessoas novas, e a primeira dica é a respeito de uma coisa que eu já fiz varias vezes inconcientemente avaliando as demos, mas nunca parei pra pensar que provavelmente todos que avaliam fazem exatamente igual.

1- Em sua Reel, voce será julgado pelo seu PIOR trabalho!

Simples assim, o seu pior trabalho e provavelmente o ultimo da demo vai deixar a impressão em uma pessoa que está vendo rapidamente varios trabalhos em sequencia, de que todos os seus são assim.

Fazemos isso em tudo, somos acostumados a dar mais atenção aos defeitos que as qualidades

2 - Um animador profissional não tem tempo de ficar se preocupando com render, motion graphics inicial ou uma caixa mega trabalhada para enviar o dvd.

Essa não se aplica muito ao Brasil onde quase todo profissional 3D precisa ser generalista de alguma forma e nem sempre quem avalia é alguem da área, mas faz muito sentido dependendo do tamanho do estudio em que se pretende entrar. Não gaste seu tempo com coisas que não é seu interesse principal, se o interesse é trabalhar com animação, seu trabalho provavelmente será avaliado por um animador, e animadores estão acostumados a visualizar sem render. Se te contrarem pelo render ou te colocam para trabalhar com render ou nunca vão dar o valor real a animação e quando voce falar que um animador profissional produz 2 segundos por semana ele vai te responder que precisa de 2 personagens interagindo durante 2 minutos pra sexta feira...