19 de dezembro de 2013

Nós ja vimos: Minhocas!

As pequenas minhocas indo jogar Minhocobol
2013 é um ano muito especial pra animação brasileira. Depois da premiação de um longa metragem de animação brasileiro em Annecy (e sua candidatura ao prêmio de melhor longa metragem de animação) com “Uma história de amor e fúria”, estreia nesta sexta feira nos cinemas Minhocas, o primeiro longa-metragem de animação em Stop Motion do Brasil.
E o que vimos? Um filme de grande qualidade de animação. Cuidadoso, caprichado,produzido para ficar ao lado de grandes produções do Gênero como Fuga das Galinhas, Piratas Pirados, Selkirk, etc.
Linda, Junior e Neco, protagonistas da aventura
A história segue a clássica fórmula da jornada do Heroi. A aventura de Junior, Linda e Neco para salvar seus amigos das mãos do terrível Big-Wig, um tatu bola que, junto com seus capangas, quer dominar o mundo (como todo grande vilão) é recheada de surpresas, desafios e é claro, muitas piadas.
Alguns ufanistas poderão reclamar de alguns termos em inglês no filme. E dá pra notar que o sincronismo  Pato Lai Lama certamente é uma tradução de Duck Lai Lama. O que faz bem mais sentido).
O Terrível vilão Big Wig
labial foi feito para o Inglês e dublado assim como algumas piadinhas (por exemplo o

Porém é aquela coisa: Minhocas é um filme feito para ganhar o mundo. Tem potencial pra isso. E infelizmente o idioma inglês é um pré requisito para tal. Não daria para fazar lip sync para os 2 idiomas em stop motion (isso seria uma loucura).

Mas isso em nada atrapalha o bom trabalho das vozes do filme. Rita Lee (que já deu voz à polêmica Rê Bordosa em Wood & Stock), Daniel Boaventura e até mesmo Anderson Silva (?!) eram nomes que me davam medo e que fizeram um ótimo trabalho. (Diga-se de passagem que no caso do campeão de MMA demorei para descobrir seu personagem e fiquei bem surpreso com seu trabalho.) Sem contar a presença do grande Guilherme Briggs como Mr. Jupping. Uma espécie de herói referência da garotada.

Mr. Jupping e sua Assistente Florence
Enfim, filme de ótima qualidade, com uma história que diverte e que vem num momento histórico. Ainda teremos mais 2 longa metragens de animação brasileiros nos cinemas no próximo mês. Minhocas inaugura um novo momento da animação. O dos longa metragens brasileiros nos cinemas. Este é um filme imperdível que dá pra levar toda a família. (Vamos lá gente!  Vale a pena dar o voto de confiança e assistir este filme); Programa obrigatório de férias de fim de ano.
Ao sair da sessão de pré estreia do filme. Muitos elogios vindo das pessoas que foram convidadas. Adultos crianças, todos cumprimentaram os diretores Paolo Conti e Arthur Nunes que estavam muito felizes com o resultado. Não perdemos a oportunidade de , além de entrevistar alguns animadores que viram o filme, fazer algumas perguntinhas a Paolo e Arthur. Dá uma olhadinha aí.