3 de junho de 2015

Muito Além do MUAN

Uma das vantagens de usar software livre é ter várias opções para "esfolar o gato". Existes alguns ecossistemas de software que fazem a mesma coisa, daí se escolhe o que mais se identificou.
Neste artigo vamos falar de um software de stop-motion que substitui o MUAN (Manipulador Universal de Animação), que é um projeto brasileiro criado em parceria com o Anima Mundi e o departamento VISGRAF do IMPA (Instituto de Matemática Pura Aplicada).
Vale ressaltar que não é uma competição de qual é o melhor e sim uma alternativa ao software. O nome deste software é Luciole.
Com uma interface minimalista, sua curva de aprendizado é muito rápida. Comporta desde câmeras HDMI até webcams bem populares. Com isto ele pode ser usado tanto num estúdio de animação quanto uma escola.
Para iniciar uma animação, basta clicar no botão com o logotipo do software. A câmera será ativada.
Um botão com ícone de uma câmera aparecerá em seguida, toda vez que quiser capturar um frame basta clicar nele.
Um recurso bem interessante é o de onion-skin, onde podemos ver o frame anterior e ter uma referência para posicionar o personagem.
Outra vantagem é o plugin onde exportamos todo o projeto para o Cinelerra um software de edição de imagem muito poderoso, baste instalar o plugin Cinelerra-Export. Com isso podemos dar um melhor acabamento, corrigir cores, inserir trilhas de áudio e muito mais, tudo integrado.
Gostou? Agora vem a notícia não tão animadora para os usuários de Windows e Mac, tanto o Luciole quento o Cinelerra só podem ser instalados no GNU/Linux. Para deixar ainda mais um gostinho na boca segue um tutorial do nosso amigo Ricardo Graça.