30 de agosto de 2015

História do Cinema de Animação – O Estúdio dos irmãos Fleischer (16ª Parte)

Anteriormente abordamos sobre a “Era de Ouro do cinema de animação”, período de doze anos (1928 a 1940), que o cinema de animação desenvolveu tecnicamente e artisticamente. Além disso, abordamos que o estúdio Disney foi um grande contribuinte para essa posição de destaque para a arte da animação. Contudo, nem tudo é Disney, outros estúdios cinematográficos de animação também fizeram grandes contribuições na Era de Ouro ao desenvolverem técnicas que alocaram o cinema de animação a esta posição. E mais que os processos artísticos, contribuíram com grandes personagens para a história do cinema de animação.
Alguns dos grandes personagens do estúdio Fleischer
O estúdio dos irmãos Max Fleischer e Dave Fleischer, Fleischer Studios, foi fundado em 1929. Os irmãos Fleischer contribuíram no desenvolvimento técnico com a invenção da rotoscopia, aparato que possibilitou uma grande evolução no desenho e movimentação de figuras humanas. E muito antes de “Steambolt Willie”, o primeiro filme animado sonoro, os irmãos Fleischer tentaram uma inovação na sincronização sonoranos filmes animados.
Koko, o primeiro personagem dos Fleischer  

Contudo, os irmãos Fleischer vão se destacar principalmente no visual de grande apelo nos personagens criados pelo estúdio. A dupla de animadores é considerada a principal força que se contrapôs ao estúdio de Walt Disney, criando personagens de sucessos com uma concepção gráfica e narrativas bem diferentes produzidas pelo estúdio de Mickey Mouse.
A sensualidade de Betty Boop
A sensual Betty Boop, surgiu com uma pequena participação em um desenho da série Talkartoons (série que representou a entrada do estúdio Fleischer no cinema de animação sonoro) produzidos na década de 1930. E em 1932, a personagem de rosto redondo desproporcional ao seu corpinho ganhou sua própria série de desenhos, exibindo além de bastante sensualidade, o talento como cantora e uma construção visual (saia curta e liga numa das pernas) bastante distinta para um personagem animado. Devido a esse visual de grande apelo sexual, Betty Boop foi acusada de ser um libelo em favor do sexo. O “moralismo” e a censura americana prejudicaram bastante a popularidade da personagem. A partir de 1934, Betty Boop foi perdendo algumas de suas principais características visuais (a sexualidade e a roupa sexy) e consequentemente a popularidade e, enfim, sua série animada. Ela somente foi resgata na década de 1980, quando a personagem voltou a ser conhecida e apreciada pelo público.
Marinheiro Popeye
Outro personagem de destaque do estúdio Fleischer é o marinheiro Popeye, com seu visual extravagante e caricaturesco, que ganhava força descomunal quando comia espinafre. O personagem surgiu nos quadrinhos e, em 1933, estreava sua animação em histórias limitadas sobre a sua namorada Olívia (caracterizada como “mangueira de borracha”) que sempre era sequestrada pelo vilão Brutus.
O 1º longa-metragem dos irmãos Fleischer
O estúdio dos irmãos Fleischer detinha o apoio financeiro da Paramount, que era a distribuidora de seus filmes animados.  O sucesso de Disney com“Branca de Neve e os sete anões” fez com que a Paramount pressionasse os animadores Fleischer para a construção de seu primeiro longa-metragem – “As Viagens de Guliver”. O filme foi lançado em 1939, mas o rendimento da bilheteria do filme não foi o suficiente para recuperar todos os gastos da produção iniciada em 1935.
 "É um avião? Não, é o Superman!"
Com a série “As Aventuras do Super-Homem” de 17 episódios, Max e Dave Fleischer em 1941, resgatam a importância e a contribuição dos irmãos para a história do cinema de animação. A série utilizava a técnica de rotoscopia nos personagens humanos e apresentava uma animação estilizada, com cenários bastantes sofisticados. O personagem herói Super-Homem não voava totalmente, mas dava grandes saltos, com o tradicional uniforme da cueca sobre a calça e o grande símbolo “S” estampado no peito.  Foi nesta saudosa série do homem de aço que a famosa frase “Olhem lá no céu! É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman! ” foi principiada.  “As Aventuras do Super-Homem” foi o triunfo final do estúdio Fleischer.
Os irmãos Max e Dave Fleischer
O estúdio Fleisher, sendo os principais competidores contra as estrutura e princípios formulados pelo estúdio Disney para a construção de filmes animados, se destacaram exatamente por essa tentativa de construir personagens e narrativas que ia além do estúdio de Mickey Mouse. Os irmãos Fleischer contribuíram tanto em termos técnicos e artísticos, mas principalmente na elaboração de personagens que destoavam com sua caracterização e comportamentos incomuns para uma figura dramática animada. Pode-se dizer que tal posicionamento permitiu essa gama de personagens distintos, tanto em caracterização quanto personalidade, que enriquece o cinema de animação.