31 de janeiro de 2016

História do Cinema de Animação – A Beleza do Stop-motion (21ª Parte)

Provavelmente vocês já assistiram filmes animados como: "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "Fuga das Galinhas" (2000), "A Noiva-Cadáver" (2005), "O Fantástico Senhor Raposo" (2009), "Coraline" (2009), "Paranorman" (2012), "Boxtrols" (2014) e o "Pequeno Príncipe" (2015); ou até mesmo filmes em live-action como: "King Kong" (1933), "Jasão e os Argonautas" (1963), "Star Wars - O Império Contra-Ataca" (1980) e "Fúria de Titãs" (1981). Mas o que esses filmes têm em comum? Todos utilizaram a técnica cinematográfica chamada stop-motion. No artigo dessa semana vamos conhecer um pouco mais dessa técnica e como ela está presente na História do Cinema de Animação.

Foto dos bastidores de ParaNorman (2012)

O stop-motion é definido como a técnica cinematográfica em que a câmera é parada e reiniciada repetidamente, na qual se cria a ilusão do movimento por meio do da sobreposição do registro, quadro a quadro, a partir da manipulação de objetos em um determinado cenário. Está técnica de animação é lenta e trabalhosa, e até mesmo um filme curto exige paciência e energia do animador. Por outro lado, o resultado final pode ser incrível e o animador, seja ele experiente ou apenas um entusiasta e iniciante desta técnica, tem a oportunidade de se sentir um deus criador que dá vida a sua obra.

Stop-motion com Insetos de 1912

Podemos dizer que foi com o mágico e cineasta George Méliès que a técnica de stop-motion se principiou. Devido ao pequeno acidente durante as filmagens do artista e com sua genialidade foi possível congelar o movimento e começar a produção dos trickfilms, também popularmente conhecidos como os filmes de efeitos. Como Barry Purves (2011) afirma, talvez George Méliès “não tenha inventado o stop-motion tal como o conhecemos hoje, mas certamente deu início à sua existência”. Depois da inovação de Méliès, o stop-motion foi utilizado como efeito especial no cinema americano e na Europa a técnica começa a ser utilizada com narrativas que apresentam apenas a manipulação de bonecos.

A beleza das miçangas em Bead Game (1977)

Essa magnífica técnica nos permite animar com diversos materiais (bonecos articulados, argila, tecido, borracha, móveis, alimentos, papel e etc.) que vão ser manipulados em um determinado espaço, reagindo naturalmente a fatores como à luz, ao foco e à profundidade. Inclusive alguns grandes nomes de animadores se destacam pelo tipo de material utilizado na construção do stop-motion. Deixo destacado o russo Ladislaw Starewicz que utilizava insetos e animais em suas animações e o indiano Ishu Patel que utilizou miçangas para construir a narrativa de "Bead Game"(1977), que retrata a evolução animal e a violência humana.

O stop-motion como efeito especial em Jasão e os Argonautas

O stop-motion foi extremamente importante para a história do cinema. Pois foi com essa técnica de animação que foi possível construir diversos efeitos especiais, introduzindo importantes elementos de fantasias e ação nas narrativas fílmicas. Os filmes citados no início desse texto: "King Kong" (1933), "Jasão e os Argonautas" (1963), "Star Wars - O Império Contra-Ataca" (1980) e "Fúria de Titãs" (1981) utilizaram a técnica de stop-motion como efeito especial. Na próxima postagem abordaremos mais sobre a utilização do stop-motion como efeito especial.

Os bastidores de Boxtrolls (2014)

Contudo, a técnica de stop-motion está intrinsecamente ligada ao cinema de animação, antes mesmo do seu surgimento e até hoje os filmes animados em stop-motion cativam e são cheios de tamanha beleza. Nesses filmes todos os detalhes (acessórios, figurinos, personagens e cenários) são criados numa escala de miniatura o que permite a interação humana para a construção do movimento. Os filmes em stop-motion são apreciados por seus próprios méritos e as singularidades únicas, e essa singular técnica jamais tem o intuito de competir com a sofisticação dos computadores.

Stop-motion como publicidade 

É importante ressaltar que a técnica de stop-motion não é exclusiva para os filmes, sejam eles longas ou curtas-metragens, ela é também amplamente utilizada em publicidades e videoclipes. Inclusive você mesmo pode fazer seu próprio stop-motion. As fotos que vão dar a ilusão do movimento podem ser capturadas até mesmo com celulares e webcam, utilizando objetos da sua vivência, e claro, basta abusar da criatividade.