18 de fevereiro de 2016

'O Menino e o Mundo' Tem Chances de Ganhar o Oscar?


Este é um momento histórico para a animação brasileira. Pela primeira vez na história temos um longa animado concorrendo ao mais branco prestigiado prêmio do cinema mundial. Mas quais são as nossas chances?
Antes de tudo vamos entender um pouco como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas funciona. Ela é composta por mais de seis mil membros. 94% são homens e 77% brancos, com uma média de idade de 62 anos. Mesmo tendo mais de seis mil membros, não são todos que votam nas categorias de animação, e a maioria daqueles que podem votar não dão a mínima para as animações!

Todo ano o site The Hollywood Reporter entrevista alguns membros da academia e perguntam o motivo de suas escolhas, e as respostas são assustadoras! Em 2014 quando "Frozen" ganhou o Oscar de Melhor Longa Animado, algumas das justificativas foram "Eu não vi nenhum dos filmes. Perdi o interesse (em animações) quando tinha seis anos"; "Gostei de todos, então preferi não votar"; "Eu concordo com todo mundo, "Frozen" foi um filme especial." As justificativas na categoria de Melhor Curta Animado são igualmente horríveis, como por exemplo: "Eu não vi nenhum curta. E como eu não conheço ninguém que tenha feito algum, amigo ou inimigo, preferi não votar".

Em 2015 quando "Operação Big Hero" foi o longa vencedor, aconteceu a mesma coisa. "Eu não tive tempo para ver as exibições dos filmes. Tinha muitos para ver, então preferi não votar" - foi uma das "justificativas". Um membro votou na animação da Disney apenas porque seus filhos gostaram e outro e outro chamou "O Conta da Princesa Kaguya" de "aquela merda chinesa" (???!!!)

Apesar de serem poucos os membros entrevistados pelo site, já da pra ter uma ideia muito clara de como a Academia "escolhe" as animações vencedoras. Sabendo disso fica muito óbvio prever qual animação ganhará o Oscar 2016.

É claro que não podemos ter 100% de certeza que a Pixar ganhará novamente. Esse ano a Academia está sob forte pressão devido a completa falta de diversidade ao selecionar os indicados, principalmente nas categorias de atuação. Não podemos prever se os membros irão se esforçar dessa vez ou se irão votar de qualquer maneira novamente.