20 de março de 2016

História do Cinema de Animação – A evolução da animação digital e a computação gráfica (23ª Parte)

Enfim, nossa série de artigos sobre a História do Cinema de Animação adentra na era da animação digital. A técnica de animação digital, ou popularmente conhecida como animação 3D, se caracteriza como a criação de imagens em movimentos utilizando aparatos tecnológicos da computação. Mas antes de ponderarmos mais sobre essa técnica tão presente hoje nos filmes animados, é necessário conhecer um pouco mais do desenvolvimento da computação gráfica, do próprio computador como instrumento de criação artística e como o próprio cinema aproveitou dessa mediação.
Typhoon, computador gigantesco da década de 1950 
Nossa história não vai focar sobre o surgimento e a evolução do próprio computador. Vamos iniciar na década de 1950, que é marcada, principalmente, pelos imensos computadores que ocupavam uma sala inteira. Devido aos altos valores para sua montagem e manutenção, esse tipo de computador ficava restrito a grandes empresas e bancos. A partir da década de 1960, foi possível a redução dos tamanhos das principais peças dos computadores que desencadeou a classe de microcomputadores com preços mais acessíveis e o próprio advento da computação gráfica.

“Assim, num paralelo, poderíamos dizer que a década de 1960 está para animação computadorizada assim como o período que vai de 1900 a 1910 se coloca para animação tradicional, em que as técnicas básicas passam por uma fase de intensa experimentação e descobertas” (LUCENA, 2005, p.206).
Catalog (1961) de John Whitney
John Whitney Sr. foi um dos pioneiros ao criar animações utilizando como apoio os computadores. Seu primeiro trabalho, Catalog (1961) demonstra como a tecnologia também pode ser utilizada com intuito artístico. Catalog na verdade é uma coletânea de animações de formas abstratas e tipográficas, na qual Whitney utilizou um computador analógico que o ajudou na elaboração do movimento dos pontos e superfícies feitos a mão. A dedicação e motivação de John Whitney ao trabalhar com animações abstratas foi responsável por atrair a atenção do público para a utilização dos avanços computacionais como expressão artística e criativa.
2001: Uma odisseia no espaço (1968) 
Com a evolução da computação, o cinema também soube utilizar deste progresso para a aplicação em seus filmes, especialmente na utilização dos primeiros efeitos visuais. O filme 2001: Uma odisseia no espaço (1968) de Stanley Kubrick obteve um visual futurístico graças ao avanço da tecnologia da computação e os efeitos visuais convincentes. O filme contou com diversos recursos de efeitos visuais para ilustrar a visão futurística mostrando textos e imagens animadas em telas de computadores e até mesmo uma deformação do espaço-tempo pela aceleração da nave espacial.
Pong - o primeiro videogame
A década de 1970 foi marcada por duas grandes mudanças que foram importantes contribuições para o avanço das animações digitais: a domesticação da tecnologia da computação através dos videogames e a utilização das primeiras CGIs (Computer Generated Images) no cinema. O nascimento dos videogames permitiu que o público utilizasse em sua própria residência a tecnologia computacional como forma de entretenimento. Mesmo utilizando de elementos gráficos rudimentares os games apresentava exemplos de imagens geradas por computadores.
As primeiras CGI's da história do cinema
As primeiras CGI’s mesmo que de forma primitiva comparado aos padrões atuais foram utilizadas no filme Onde ninguém tem alma (1973). John Whitney Jr, filho no animador digital pioneiro, conseguiu criar um efeito visual que demonstrava a visão infravermelha de um robô, apresentando uma imagem bastante pixelizada na tela.
Industrial Light & Magic
 É importante observar que o cinema consagra da evolução da linguagem computacional, modificando e revolucionando também sua própria linguagem ao estabelecer os efeitos visuais. Nesse momento, surge as empresas responsáveis pelos efeitos visuais, estudando as melhores formas de aplicar a computação gráfica ao cinema, sem comprometer a diegese do público. A empresa Industrial Light & Magic (IML) é uma das que se destacam nesse segmento. O filme Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança (1977) mesmo apresentando uma pequena cena com uma animação digital, demonstra bem a revolução que os efeitos visuais trariam ao cinema. No próximo artigo abordaremos a explosão digital da década de 80 e o próprio surgimento dos primeiros curtas totalmente animados digitalmente.