Enfim, nossa série de artigos
sobre a História do Cinema de Animação adentra na era da animação digital. A
técnica de animação digital, ou popularmente conhecida como animação 3D, se
caracteriza como a criação de imagens em movimentos utilizando aparatos
tecnológicos da computação. Mas antes de ponderarmos mais sobre essa técnica
tão presente hoje nos filmes animados, é necessário conhecer um pouco mais do
desenvolvimento da computação gráfica, do próprio computador como instrumento
de criação artística e como o próprio cinema aproveitou dessa mediação.
Typhoon, computador gigantesco da década de 1950
Nossa história não vai focar
sobre o surgimento e a evolução do próprio computador. Vamos iniciar na década
de 1950, que é marcada, principalmente, pelos imensos computadores que ocupavam
uma sala inteira. Devido aos altos valores para sua montagem e manutenção, esse
tipo de computador ficava restrito a grandes empresas e bancos. A partir da
década de 1960, foi possível a redução dos tamanhos das principais peças dos
computadores que desencadeou a classe de microcomputadores com preços mais
acessíveis e o próprio advento da computação gráfica.
“Assim,
num paralelo, poderíamos dizer que a década de 1960 está para animação
computadorizada assim como o período que vai de 1900 a 1910 se coloca para
animação tradicional, em que as técnicas básicas passam por uma fase de intensa
experimentação e descobertas” (LUCENA, 2005, p.206).
Catalog (1961) de John Whitney
John Whitney Sr. foi um dos
pioneiros ao criar animações utilizando como apoio os computadores. Seu
primeiro trabalho, Catalog (1961) demonstra como a tecnologia também pode ser
utilizada com intuito artístico. Catalog na verdade é uma coletânea de
animações de formas abstratas e tipográficas, na qual Whitney utilizou um
computador analógico que o ajudou na elaboração do movimento dos pontos e
superfícies feitos a mão. A dedicação e motivação de John Whitney ao trabalhar
com animações abstratas foi responsável por atrair a atenção do público para a
utilização dos avanços computacionais como expressão artística e criativa.
2001: Uma odisseia no espaço (1968)
Com a evolução da computação, o
cinema também soube utilizar deste progresso para a aplicação em seus filmes,
especialmente na utilização dos primeiros efeitos visuais. O filme 2001: Uma
odisseia no espaço (1968) de Stanley Kubrick obteve um visual futurístico
graças ao avanço da tecnologia da computação e os efeitos visuais convincentes.
O filme contou com diversos recursos de efeitos visuais para ilustrar a visão
futurística mostrando textos e imagens animadas em telas de computadores e até
mesmo uma deformação do espaço-tempo pela aceleração da nave espacial.
Pong - o primeiro videogame
A década de 1970 foi marcada por
duas grandes mudanças que foram importantes contribuições para o avanço das
animações digitais: a domesticação da tecnologia da computação através dos
videogames e a utilização das primeiras CGIs (Computer Generated Images) no
cinema. O nascimento dos videogames permitiu que o público utilizasse em sua
própria residência a tecnologia computacional como forma de entretenimento.
Mesmo utilizando de elementos gráficos rudimentares os games apresentava
exemplos de imagens geradas por computadores.
As primeiras CGI's da história do cinema
As primeiras CGI’s mesmo que de
forma primitiva comparado aos padrões atuais foram utilizadas no filme Onde
ninguém tem alma (1973). John Whitney Jr, filho no animador digital pioneiro,
conseguiu criar um efeito visual que demonstrava a visão infravermelha de um
robô, apresentando uma imagem bastante pixelizada na tela.
Industrial Light & Magic
É importante observar que o cinema consagra da
evolução da linguagem computacional, modificando e revolucionando também sua
própria linguagem ao estabelecer os efeitos visuais. Nesse momento, surge as
empresas responsáveis pelos efeitos visuais, estudando as melhores formas de
aplicar a computação gráfica ao cinema, sem comprometer a diegese do público. A
empresa Industrial Light & Magic (IML) é uma das que se destacam nesse segmento. O filme
Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança (1977) mesmo apresentando uma pequena
cena com uma animação digital, demonstra bem a revolução que os efeitos visuais
trariam ao cinema. No próximo artigo abordaremos a explosão digital da década
de 80 e o próprio surgimento dos primeiros curtas totalmente animados
digitalmente.