15 de março de 2016

FINALMENTE: Vem aí o Artbook de Iron Giant!

Uma notícia para encher de alegria os fãs e estudiosos de animação.
17 anos depois de seu lançamento original, Iron Giant (conhecido no Brasil como o Gigante de Ferro) terá finalmente um artbook.
Para quem não conhece (como assim?) trata-se do primeiro longa metragem do animador Brad Bird (Os Incríveis, Ratattouile, entre outros.) uma épica aventura de ficção científica envolvendo um gigantesco robô de origem desconhecida, um garoto e toda a paranóia norte-americana durante a Guerra Fria.
Feito em técnica mista (2D com CGI) é considerado pelos fãs de animação uma das mais injustiçadas obras primas. Uma decisão incompetente da Warner fez com que o filme não fosse decentemente distribuido, ficando apenas restrito a poucas salas ja que aparentemente a grande promessa daquele ano seria o desastroso filme A Louca Aventura de James West. (um belo exemplo de Karma Instantâneo)
No Brasil, os fãs de animação tiveram a oportunidade de ver essa obra prima na Tela Grande graças ao Festival Anima Mundi. Os visitantes cariocas do festival tiveram a oportunidade de assistir Iron Giant na chamada praça animada, ainda no tempo em que ficava descoberta. Quem não se lembra de ver as emocionantes cenas do filme com o viaduto da Perimetral ao fundo?
Além de tudo, a arte do filme explora muitas referências a estética dos anos 50. Desde os filmes de Sci Fi, Quadrinhos até os cenários de época ao estilo american way of life. E agora todos os estudos para tornar isso possível estarão nas 160 páginas do livro a ser lançado em agosto, porém já em pré venda pela Amazon.
Confira algumas imagens do livro já divulgados pelo site Cartoon Brew.