19 de julho de 2009

Anima Mundi 2009: ÚLTIMO DIA

Éramos para estar nesse exato momento indo para a premiação do Anima Mundi. Mas como disse lá no Twitter, ontem quando estávamos saindo da "Sessão Especial: LAIKA Apresenta Coraline" fomos assaltados e pegaram a minha mochila, aonde estava os ingressos para a sessão. Então infelizmente não poderemos ir, mas ficarem aqui de prontidão para que assim quando sair os resultados postar aqui. Também faremos um post resumo de como foi nossa semana no Anima Mundi. Agora vamos ao nosso 9º, e prematuramente, último dia no festival.
Como de costume chegamos bem cedo para podermos pegar um bom lugar. Uma hora antes de começar a fila já estava lá, ficamos bem no começo dela. Enquanto esperávamos na fila conhecemos duas pessoas super legais, um pai e sua filha que estavam querendo ir na sessão e conseguiram comprar os ingresso de duas pessoas que desistiram de ir, por sorte, porque tinha muita gente ali afim de ir. Era para eu ter levado a câmera para pode tirar fotos do evento, só que esqueci ela em casa, por sorte, já que fomos assaltados. Gostaria de poder usar as fotos que a garotinha que conhecemos lá tirou para gente, só que ela ainda não me mandou, qualquer coisa atualizo o post quando ela mandar. Por agora usaremos as fotos que o pessoal do Anima Mundi tirou.
A sessão começou com o Scott Tom apresentando um breve making-off de como eles fabricaram os bonecos para o filme, Scott foi quem comandou a equipe de produção. Ele, enquanto mostrava várias fotos dos bonecos, foi contanto detalhe por detalhe de como eles foram criados. Depois ele mostrou um vídeo super interessante para todos terem uma ideia de quanto demora para fazer uma simples tomada. Não vou contar muitas coisas aqui para não estragar a surpresa do pessoal de São Paulo que for na sessão. O DVD do Coraline sairá ainda nesse mês, provavelmente com todos os vídeos que foi mostrado na sessão.
Fiquei impressionado com a acústica do lugar, um som e a imagem estavam perfeitas! A copia do filme que passou foi dublada, no começo foi um pouco brochante, mas quando vi que Guilherme Briggs estava na equipe foi tranquilizante. A dublagem estava muito boa! Não havia visto o filme ainda, e gostei muito!
Assim quando o filme acabou, Scott e o Mike Cachuela, foi ele quem fez os storyboards do filme, voltaram e responderam diversas perguntas que a plateia tinha. Isso já eram mais de meia noite. Fomos embora antes de acabar, foram mais de três horas de apresentação! Três maravilhosas horas!'
cena do curta "Mon Chinois"
Mudando de assunto, alguns dias atrás dissemos lá no Twitter que conseguimos nossa SEGUNDA ENTREVISTA INTERNACIONAL, vamos aos detalhes: dessa vez foi com um francês, o nome dele é Cédric Villain ele é o realizador de dois curtas que foram selecionados para o festival: "Mon Chinois" e "Portraits Ratés à Sainte Hélène". Bem, vamos a entrevista:
Animação S.A. - Por qual razão você decidiu fazer uma animação mostrando os estereótipos dos chineses?
Cedric Villain - Eu organizei e participei de um pequeno desafio de um site, eu trabalho nesse site como webdesign:
www.fousdanim.org (isso significa: Malucos por Animação). Nós chamamos esse desafio de "Défidéfous" (Malucos por Desafios), o tema da 12º Edição foi "sombras chinesas", que tinha que ser feito usando a técnica de sombras, como a de Michel Ocelot e da Lotte Reiniger; ou o significado das palavras "chineses + sombras", seja qual foir ele.
Eu decidi falar de como imaginas que sejam as "sombras chinesas". Os franceses e europeus tem vários clichês e lembranças, como "sombras", em suas mentes. Outras pessoas responderam o desafio de maneiras muito expressivas, vejam elas clicando aqui.
Animação S.A. - Você já mostrou sua animação para algum chinês? Qual foi sua reação?
Cedric
- Especificamente Chinês ainda não, mas alguns asiáticos já viram o curta. Eles entenderam que não se trata de preconceitos, ou nada do tipo, mas sim de clichês culturais. Assim como nós franceses possuímos, você sabe, como o pensamento de que todos franceses usam camisas listradas, igual ao do mimico Marceau, ou de todos nós comemos sapos e assim por diante. O nome é bem claro: "Meu Chinês", é uma visão pessoal, e também, acredito, de muitas outras pessoas que nunca foram para China. Acredito que seja uma animação que fala sobre desconhecimento de outras culturas.
Animação S.A. - Quanto tempo demorou para você fazer o "Mon Chinois"?
Cedric
- Três meses. Usei o Adobe Flash para animar e o After Effects para finalizar. Eu fiz tudo na animação, a voz, a legenda, foi uma produção solo, foi eu quem mandei ele para os festivais... eu sou um professor de arte no norte da França, faço esse tipo de filme como um exercício para mim.
Animação S.A. - Como se sentiu em ter uma animação em um festival aqui no Brasil?
Cedric
- Eu fiquei muito orgulhoso em ter dois filmes meus selecionados no Anima Mundi desse ano!! Foi a primeira vez que mandei uma animação para esse festival, nunca sonhei que eles iriam ser selecionados. Anima Mundi é um dos principais festivais do continente Americano, foi a primeira vez que meu trabalho chegou ao outro lado do Atlântico
Animação S.A. - Você tem alguma mensagem para as pessoas que queiram ser animadores?
Cedric
- Não sei se poderia dizer algo interessante que não seja clichês como: "seja você mesmo", "não desista" e "se esforce"... assim, talvez isso ajude: acho que a internet é uma ferramenta incrível para aprender animação. Sites como o YouTube permitem você ver filmes que antes apenas passavam em poucos festivais, é incrível como seu trabalho pode ser facilmente passado para web, mas isso nunca irar substituir horas desenhando e lendo livros. Não fiquei na superfície, nade fundo!
---
LINKS INTERESSANTES:
.
Trailer do filme Coraline