25 de julho de 2009

Anima Mundi 2009 SP: DIA 3

Por: Thiago Vidotto
Terceiro dia em São Paulo do AnimaMundi e para mim o mais esperado pelo making of do “Bolt” da Disney com a Pixar. Vou falar bem rápido dos curtas para chegar na melhor parte. Os Curtas do dia foram: Curtas 11, 04, 09 e 18
O Curtas 11 possui três animações muito boas, a animação japonesa em 3d “Kudan” com um design dos personagem muito simpático e com uma história um pouco confusa, mas muito bem feito. O Curta brasileiro “Muragens” também muito interessante que conta através de Stop Motion e depois em 2d a rotina das feiras de rua do Pará. “The werepig” também foi muito boa, um stop motion muito bem feito de massa de modelar no estilo de Wallace e Gromit, com uma história muito engracada sobre dois “porcos” consumistas norte americanos viajando pela Espanha.
Digo porcos porque é essa a idéia do curta, onde após serem acolhidos por um casal muito simpático de velhinhos são mordidos por um porco e a luz da lua cheia se transformam em porcos e são caçados pelo mesmo casal de velhinhos para virarem linguaça.
Curtas 9 foi o mais fraco do dia mas terminou muito bem com “French Roast” que ganhou meu quinto 5 nas avaliações, uma animação francesa em 3d que retrata uma situação muito embaraçosa de um homem que pede um café em uma lanchonete e descobre depois que estava sem a carteira, com vergonha e sem saber o que fazer continua pedindo cafés para evitar o constrangimento.
O Making of do Bolt foi fantástico, dessa vez com um animador brasileiro, sem precisar de tradução o que fez a palestra ficar muito mais dinâmica e fluida.
Antes de entrar recebemos alguns brindes, simples mas que pra mim eram valiosos, uma régua de 18 polegadas com as 12 regras da animação dos estudios Disney e um disco de papel como toda a filmografia da disney,. Logo que sentamos na sala do Memorial, escutei uma mulher atrás de mim falando “Nossa, é o melhor brinde que já recebi na minha vida!” e quando comecei a reparar nas pessoas percebi que todas estavam maravilhadas com a situação, assim como eu estava e que todos estavam ansiosos como eu pela palestra.
Diferente do Rio, em São Paulo esteve presente apenas Renato do Anjos, mas que acredito não ter deixado nada a desejar em comparação a palestra anterior. Renato dos Anjos foi supervisor de animação do principal personagem do filme Bolt, e provavelmente a melhor pessoa para poder falar dos processos envolvidos.
Ele cometou das mudanças dentro dos estúdios da Disney após a incorporação da Pixar e grande diferença que John Lasseter está fazendo por la. Mostrou também uma versão anterior do Bolt com vários erros apontados por ele durante a palestra e falou do processo que enfrentou para bater de frente com prazos e orçamentos para mudar e transformar o Bolt naquele personagem tão cativante que vimos no cinema.
Comentou também que nesse estudo de remodelar o Bolt a principal referencia foi, para meu espanto, “A dama e o vagabundo” desenho 2d da Disney de 1955, pois segundo Renato, aqueles cachorros tão humanizados tinham as expressões que eles queriam dar para o 3d e não conseguiam.
ALGUMAS FOTOS DO 3º DIA: