24 de março de 2010

Arthur e os Minimoys


 

Primeira parte da trilogia escrita por Luc Besson (de o 5° Elemento), baseado em livro homônimo. E o que tem ele de especial? Tudo!

Conta a história do garoto de 10 anos que vai passar as férias na casa da avó e acaba descobrindo que deverá salvá-la de ter a casa tomada por falta de pagamento da hipoteca, enveredando-se nos caminhos fantásticos da Terra mágica dos Minimoys. Seu avô, há  muito desaparecido, sempre lhe contava suas aventuras nessa Terra Mágica. Escondia de todos um segredo. Um tesouro, enterrado em seu jardim, por ele conquistado nas terras dos Minimoys e que salvaria sua família da falência.

Arthur acaba por encontrar o caminho desse lugar no jardim da avó e depois de devidamente diminuído, ajuda a princesa Selenia a enfrentar o vilão Maltazard, salvando o reino dos Minimoys e a casa da avó.

É uma história pra quem gosta de fadas e duendes, da integração mágica deles com a natureza, nesse caso o jardim e seus habitantes.

A mistura: cinema e animação demonstraram diversas vezes serem a melhor maneira de mesclar realidade e fantasia e a produção do filme se esmerou na confecção dos personagens, infundindo um clima de fantasia e magia de forma delicada, elegante e muito divertida.

O filme foi desenvolvido com uma tecnologia revolucionária em cinco anos de trabalho e mais ou menos 350 pessoas envolvidas no projeto. Em 2002 alugaram um enorme barracão e começaram a montar os cenários em forma de maquetes e também nos prédios adjacentes um estúdio exclusivo de 3D o escritório da produção.

Lembrem-se, tudo foi feito na França, naqueles prédios históricos com cara de Idade Média, ajudando mais no clima “Fairy Tail”. No início colocaram todos os desenhistas da equipe juntos para soltarem a imaginação e criarem os personagens em 2D. Primeiramente foram realizados em aquarela, definindo um estilo para cada um. Os desenhos são lindos!

Só em 2003 é que o Set Up foi feito e os personagens foram moldados em 3D e animados. A base da animação foi filmada com atores reais. Os cenários, em 2004, feitos em maquete nas proporções corretas com vegetação real e detalhados em todos os aspectos. Finalmente em 2005 foi feita a filmagem com os atores da parte “real” da história, ambientada nos anos 50.

É um filme adorável de assistir, absolutamente interessante do ponto de vista técnico.
Andei vendo notícias na Net do lançamento da 2° parte do thriller “A Vingança de Maltazard” em dezembro de 2009 na Europa. Por aqui ainda não tenho notícias da data de lançamento do filme, mas aguardo com muita expectativa.

Assista ao filme sem o preconceito de que filme Europeu é chato! Algumas vezes é mesmo, mas nesse caso, isso passa longe. Divertido, leve, tecnicamente perfeito. Ótimo pra quem só quer se divertir, excelente pra quem é do ramo e quer aprender.

Eu recomendo!