11 de março de 2010

E o Oscar vai para...




Por quê tratar do Oscar aqui, no Animação S.A.?

Ora, porque desde de 2002 o Oscar premia os “melhores” filmes de animação.

E é exatamente esse o foco desse post, qual o valor do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para os filmes de animação não norte-americanos? Ou qual o poder de classificação desse prêmio para poder afirmar qual é o melhor?

O reconhecimento do Academy Awards favorece o desenvolvimento, a distribuição e incentiva o mercado de trabalho tanto para os profissionais envolvidos quanto para os fãs e o público em geral que terá maior diversidade de escolha e consequentemente (assim esperamos) maior possibilidade de acesso.

Entretanto, quando pensamos que esta premiação é uma forma também de manter a hegemonia dos Estados Unidos, questionamos e muito seu lugar de fala.

“Em Geopolítica, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares.” (Wikipédia)

O Oscar não é o único prêmio de valorização da linguagem cinematográfica, mas de longe é a que tem maior visibilidade, sem entrar no mérito da questão se há ou não valor no que é dito, devemos ter como foco que mesmo não concordando com o que é dito ou por quem é dito, só o fato de saber que é mostrado, comentado e divulgado já traz para a esfera midiática, algo que era negligenciado. Categorias como:

Melhor filme de animação, melhor curta-metragem de animação, melhor fotografia, melhor figurino, melhor roteiro entre outros.

Independente dos critérios utilizados nas escolhas e na seleção dos indicados, é uma prova que neste universo que é a linguagem cinematográfica, existe uma infinidade de produções e de tipos de construções fílmicas, que vai além dos blockbuster ou da Globo films.

No final das contas quem define o que é melhor para você sair de sua casa e ir para o cinema ou fazer você comprar, alugar, os baixar um DVD é você mesmo, suas matrizes culturais, opiniões de amigos próximos ou, apenas, seu gosto. A crítica e os formadores de opinião contam, mas não são determinantes.

Atualmente é impossível pensar num filme que rejeite os efeitos visuais, efeitos de computação gráfica e as animações, estas técnicas quando bem empregadas e com originalidade configura-se em linguagem artística e deve ser tratada como tal. É este tipo de reconhecimento que realmente vale à pena.

Parabéns ao Oscar e aos ganhadores, assim como a todos os indicados e a todos que mereciam estar lá.