8 de agosto de 2010

Animaí (Ba) - Primeiro Dia


Um dos maiores eventos de animação do norte-nordeste teve inicio hoje emSalvador na sala Walter da Silveira prédio da Biblioteca Pública Estadual. O Animaíé o encontro baiano de animação que está na quarta edição.
O evento atraiu o público amante de animação e mesmo sendo a abertura no dia dos pais tiveram um público bem legal, correspondendo expectativas e conseguindo criar uma atmosfera agradável para uma boa fruição das obras exibidas.
O primeiro curta  exibido foi o piloto Miúda e o Guarda-Chuva (Ba) com direção de Victor Cayres que conta a história de Miúda, uma mulher que alimenta sua planta carnívora com formigas. As imagens trazem a partir da subjetividade poética e as mensagens enigmáticas, temas como a solidão, piedade e a afetividade.
segundo curta foi Vivi Viravento (SP) com direção de Alê Abreu que traz a história de Vivi, uma garotinha muito curiosa que na busca por um lugar secreto revelado pela sua avó Rosa Rara vive grandes aventuras.
Os outros curtas foram Bolota & Chumbrega uma co-produção de Frederico Pinto e armazém de imagens; Vai
Dar Samba outra co-produção de Humberto Avellar e Urca filmes e A Princesa do Coração Gelado, uma história de Zu Escobar e co-produção de Mínima, todos os curtas apresentados foram premiados pelo ANIMATV - primeiro e mais importante programa de fomento à produção e teledifusão de séries de animação brasileiras. Depois das mostras teve um bate-papo descontraído com a equipe de Miúda e o Guarda-Chuva.
O evento conseguiu manter a ótima organização das edições passadas, o que ajuda em colocar a Bahia dentro do cenário dos eventos e produções de animação. Quem se interessou e mora ou estar em salvador à programação recomeça amanhã na sala Walter da Silveira, às 10 horas, com a matinê animada, à tarde na sala Alexandre Robatto e no começo da noite, também na Alexandre Robatto, terá uma mesa redonda com o tema: Políticas públicas do audiovisual e os resultados da produção de animação na Bahia.
Vale à pena conferir!
por: Kamui Lopez