12 de agosto de 2010

Animaí (Ba) - Quarto Dia

Quarto dia foi recheado de surpresas legais como ‘Zen ou não Zen? Eis a questão’ dos alunos do Instituto Marlin Azul da rede pública de Vitória (ES), um projeto sócio-educacional que despertou o talento e o olhar crítico de (quem sabe) futuros profissionais, onde a turma conseguiu aliar experiências reais como a visita ao Mosteiro Zen-Budista e resignificá-lo em um curta de animação.
A outra surpresa bem agradável foi a homenagem a Chico Liberato com a mostra Quartas Baianas que é outro projeto da Dimas(Diretória de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia). Para quem desconhece, Francisco Liberato de Mattos, conhecido como Chico Liberato (Ba), é um pioneiro do cinema de animação na Bahia, artista plástico e cineasta, produziu o terceiro filme de animação de longa metragem feito no Brasil com temáticas envolvendo o sertão nordestinos suas lendas e mitos chegando a ser premiado pelaUNESCO.
Este tipo de homenagem a próxima os novos fãs e profissionais de animação com os grandes Mestres que desempenharam papeis fundamentais na construção de um movimento que hoje é mais palpável, embora esteja longe do ideal, mas propiciou um enorme desenvolvimento e reconhecimento.
Parabéns mais uma vez ao Animaí!
E apara não perder o costume, a terceira Mesa-Redonda trouxe o tema Mercado de Animação NacionalDesafios e Oportunidades. Discutindo as conjunturas do mercado de animação e o amadurecimento do setor no Brasil. Entretanto achei que algumas vezes – poucas na verdade – parecia que havia uma homogeneidade do discurso no que se refere as possibilidades de investimento e de acesso as animações e a própria produção, o que não é verdade, havendo uma concentração ainda no eixo sudeste-sul. Mesmo assim, ao final da mesa o sentimento de que estamos no caminho certo, ajudou-me a relaxar.
Entre os palestrantes estavam Rodrigo Guimarães (RJ) – Elaborar Projetos;Isabelle Cabral (RJ) – Pipa Distribuição Criativa e o Mediador Gabriel Melo Salgado (BA) – BNB (Banco do Nordeste do Brasil).
por: Kamui Lopez