13 de setembro de 2010

Diário Animado: Animaldiçoados 2010 - Último Dia

E então chegamos ao último dia do Animaldiçoados. As sessões que passaram hoje já havíamos visto na quinta-feira passada, faltando o Longa "From Inside". Sessão que vi ontem.
Cee, que se vê viajando em um trem em um cenário pós apocalíptico. No filme, o mundo que conhecemos foi dizimado por uma guerra nuclear, só sobrou destroços cadáveres espalhados por todos os lados. O trem viaja em um trilho cercado apenas por um gigantesco mar de sangue.
O filme é todo narrado por esta garota, que, como boa parte da humanidade, perdeu tudo o que tinha. Grávida, com seu marido esta morto, ela viaja neste trem tentando sobreviver neste mundo aterrorizante.
"From Inside" foi dirigido, escrito e animado por John Bergin. A história é baseada na sua Graphic Novel, que tem o mesmo nome. John Bergin demorou dois anos e meio para terminar o filme. Boa parte das animações ele usou as próprias ilustrações da Graphic Novel, o resto ele utilizou 3D. Maya, After Effects e Photoshop foram os programas que ele usou.
Assistir este filme, é como assistir a uma Graphic Novel em movimento. São poucos elementos animados durante o filme. Isso chega até a ajudar você a entrar no clima.
Posso dizer que este filme foi como assistir a um pesadelo. Um pesadelo que nunca chega ao fim! A narração da garota, o clima doentio, a tensão de que a qualquer momento ela irar dar a luz, e que seu filho irar nascer no pior dos cenários possíveis. A solidão daquele imenso mar de sangue!


trilha sonora é impecável! Toda vez que a música subia, a sensação é de estar em uma montanha-russa. Mas não fisicamente, mas psicologicamente.
Se você tiver a chance ainda de ver esse filme no Animaldiçoados em São Paulo,Vá! Mas esteja avisado: o filme é como um pesadelo. Para quem gosta do gênero, será impossível não gostar! A animação é fantástica! É o tipo de filme que você precisa passar um dia todo vendo Bob Esponja para descarrega-lo! Depois de ver o filme, não recomendo voltar para casa de metro.
Abaixo está o trailer do filme para quem quiser ter uma noção de como ele é.


Bem, acho que essa animação foi perfeita para finalizar o festival apesar de alguns problemas que houveram durante o evento, (problemas mais que normais em primeiras edições de festivais).
Gostaria de parabenizar os diretores por essa iniciativa. Tenho certeza que ano que vem o Animaldiçoados estará ainda maior.