17 de janeiro de 2011

A Pré-Estreia do "Brasil Animado"

Ontem, nós do Animacao S.A. tivemos a privilégio de estar na Pré-Estreia do primeiro filme em 3-D brasileiro, o Brasil Animado. A sessão aconteceu no novo cinema carioca o Cinepolis Lagoon que fica as margens da famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi um cenário perfeito para a esteria de um filme como o Brasil Animado.
Antes do filme começar, a diretora Mariana Caltabiano, junto com um representante da Imagem Filmes contaram um pouco de como foi fazer o primeiro filme em 3-D brasileiro. Logo depois, o dublador dos dois principais personagens do filme fez uma palhinha de sua voz para o publico presente com a interpretação ao vivo dos personagens Stress e Relax, que também estavam presentes, como vocês podem ver abaixo.
Aproveitamos a oportunidade para fazer uma resenha sobre o filme para saberem o que esperar.

O FILME:
O filme é um documentário animado educativo sobre vários pontos turísticos e culturais do Brasil. Apresentado por Stress e Relax que estão em busca da árvore mais velha do brasil, o grande Jequitiba Rosa. E para achar essa maravilha da natureza eles percorrem vários cantos do Brasil. O filme mistura animação 2D com imagens em live action filmadas em 3-D das belezas deste país e junto com elas a dupla vai contando suas histórias.
PONTOS ANIMADOS:
Stress e Relax são dois cachorros, mas em nenhum momento a gente se incomoda com esta fuga da realidade. Ambos vivem muito bem com os humanos. A dupla é muito carismática, e  conquista com muita facilidade. Quando o filme acaba a gente fica com aquele gostinho de de querer ver quais serão as próximas aventuras que eles irão se meter.
Pelo ponto de vista técnico, a animação, apesar de ser bem simples, é muito bem feita. A mesclagem do mundo real com o 2D ficou bastante divertida. Você realmente sente que os dois estão ali interagindo com o mundo real.
A trilha sonora, apesar de contar principalmente com apenas duas músicas que tocam repetidas vezes durante o filme, é muito simpática e te ajuda a entrar no clima da animação.
PONTOS DESANIMADOS:
Ficou muito claro no filme que a diretora esta acostumada a dirigir séries de TV. O filme acaba tendo um pouco desse formato. A cada lugar que eles visitam é exibido como se fosse um pequeno episódio que é lincado com a narração. Isto atrapalhou um pouco a continuidade do filme. Em cada estado que vão encontram coisas para fazer, lugares para visitar e freqüentemente acabam esquecendo do objetivo principal deles. E com isso, em certos pontos, o filme chega a ser um pouco cansativo.
As filmagens 3-D em live action a câmera chega a perder o foco várias vezes. E em algumas cenas o efeito 3-D nao é notado, deixando em dúvida se realmente foram filmadas usando a tecnologia.
CONCLUSÃO:
Apesar de alguns problemas técnicos do filme (o que é de se esperar por ser o primeiro a usar essa tecnologia no Brasil), Brasil Animado consegue te divertir. E mesmo sendo voltado para crianças, ele possui muitas piadas que apenas os mais velhos irão entender. O que acaba agradando ambas as gerações.
Você vai sair do cinema com a sensação de ter visitado todos os cantos mostrados do filme e de ter conhecido um pouco mais sobre os hábitos culturais e muito sobre a história desse imenso Brasil Animado. Recomendamos!