13 de janeiro de 2011

Conheça a Diretora de Brasil Animado

Nós do Animação S.A. tivemos o grande prazer de poder fazer algumas perguntas para a diretora do "Brasil Animado", a Mariana Caltabiano. Se você esta um pouco por fora, ontem, aqui no blog, falamos um pouco sobre o filme, clique aqui aqui para ler a postagem e ver o trailer.
Mariana esta na área de cinema desde 1995, quando foi para os Estados Unidos fazer faculdade na NY Film Academy e School of Visual Arts. E desde então ela vem ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente a produtora tem série animada passando no Cartoon Network: "As Aventuras de Gui e Estopa". Para conhecer mais sobre ela acessem o site da produtora.
Agora que você conhece um pouco sobre a diretora e um pouco sobre o filme, confira a entrevista que fizemos com a Mariana. E não esqueçam dia 21 a animação estréia em todo o Brasil!

Animação S.A.: Como foi visitar vários cantos do Brasil? Passaram por muitos perrengues?Mariana Caltabiano: Foi maravilhoso. Fiquei de queixo caído com alguns lugares que ainda não conhecia, como Amazônia e Foz do Iguaçu. Sou apaixonada pelo Rio de Janeiro e vários outros lugares que visitamos. O Brasil é como se fossem vários países dentro de um só.
Sim, passamos alguns perrengues devido ao peso do equipamento usado na filmagem 3-D. O RIG que sustenta as câmeras é muito pesado. Subir as dunas de areia no Ceará com esse equipamento foi duro. Também tivemos que pagar excesso de peso nas viagens de avião.
Animação S.A.: Como foi filmar o filme usando câmeras de 3-D? Que foi um grande passo para o cinema nacional.
Mariana Caltabiano: 
A cada cena é preciso fazer um calculo para ajustar a distância entre as câmeras. Uma câmera representa o olho direito e a outra o olho esquerdo do espectador. As câmeras são sustentadas por um RIG que tem um jogo de espelhos no meio. Esses espelhos juntam as imagens captadas pelas duas câmeras em um único monitor. No set de filmagem eu podia conferir no monitor, usando óculos 3-D, como as cenas se comportariam na tela grande. Foi uma experiência incrível.
Animação S.A.: A equipe de Animação foi muito grande? Quantos animadores vocês chegou a dirigir? 
Mariana Caltabiano: 
A equipe de animadores não é grande. São 20 pessoas.
Animação S.A.: Foi difícil encontrar animadores capacitados para trabalhar no filme? Como foi o processo de seleção?
Mariana Caltabiano:
 Os animadores que trabalharam no Brasil Animado, já tinham trabalhado comigo na série “As Aventuras de Gui & Estopa” exibida pelo Cartoon Network. O estúdio Mariana Caltabiano Criações foi criado em 2006. Antes disso, essa equipe já tinha feito Turma da Mônica e muita publicidade.
Animação S.A.: Como o filme será distribuído posteriormente? Vocês vão lançar o DVD/ Blu-ray do filme direto em 3-D?
Mariana Caltabiano:
 Essa é uma decisão da Imagem Filmes que é a nossa distribuidora.