22 de janeiro de 2011

RESENHA: Meu Vizinho Totoro de Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki com uma história simples, sem uma grande trama, sem grandes vilões, unindo com total harmonia o mundo real com o mundo da fantasiaconseguiu criar um dos maiores clássicos da história da animação. Meu Vizinho Totoro é um filme mágico, uma verdadeira obra de arte!
Como disse, Meu Viznho Totoro tem uma história simples. Tudo começa quandoSatsuki e Mei se mudam para uma fazenda no interior do Japão com seu pai, oProfessor Kusakabe, para ficar mais perto de sua mãe, que esta internada com tuberculose em um hospital.
Assim quando as pequenas garotas chegam na nova casa, as irmãs começam a explorar esse novo "mundo" cheio de grandes árvores, animais silvestres e muitos mistérios. E em uma de suas explorações Mei, a caçula, acaba caindo em um buraco e encontra com Totoro, o grande guardião da floresta.
É muito interessante como Miyazaki mistura o mundo da fantasia com o mundo real. Isso também é bem claro em seus outros filmes, como A Viajem de Chihiro, que lembra bastante Totoro. Ajudando você a embarcar na história, a acreditar que tudo aquilo existe de verdade. E quando acaba, a vontade de estar naquele mundo é forte.
No caso do Meu Vizinho Totoro, a fazenda aonde se passa o filme, existe de verdade, como vocês podem ver nas fotos logo abaixo. A clássica casa com telhado cor de rosa pertencia a uma senhora chamada Kondö. Ela viveu na casa até 2007, quando teve que se mudar. Logo depois da sua mudança o governo decidiu criar um parque no local, mais em 2009 "a casa aonde Totoro iria adorar viver" foi destruída por um incêndio. Para ver detalhes de como era a casa, acessem este link no YouTube.

Um Totoro, para quem não sabe, não existe na cultura japonesa. Ele é de total criação de Miyazaki. O nome veio do erro de pronuncia da Mei quando ela queria dizer "tororu", que significa Troll, que no caso era uma animal muito parecido com o de um de um livro que sua mãe sempre lia para elas, chamado "Three Mountain Goats". Você pode vê-lo nos créditos.
Inicialmente o Miyazaki tinha criado a história com apenas um garota de seis anos de idade, como você ver em alguns desenhos feitos em aquarela no Art Book de Totoro. (que você pode comprar através de nosso link da Saraiva logo abaixo). OEstúdio Ghibli acabou usando muitas dessas antigas pinturas em alguns pôsteres oficiais do filme, o que confunde muita gente até hoje.
Em 2003 é criado um curta chamado "Mei and the Kittenbus" de vinte minutos que foi exibido por tempo limitado no Musei da Ghibli. No curta Mei vive uma noite de aventuras junto com o"Kittenbus".