20 de fevereiro de 2011

RESENHA DA SEMANA: Otogizoushi

As lendas e contos tradicionais sempre foram fontes inesgotáveis de inspiração para as criações artísticas em diversas linguagens. E é dentro deste segmento que se localiza Otogizoushi, uma produção dos estúdios Production IG de 2004, que traz uma mistura de lenda urbana e folclore japonês sob uma estética que alia pinturas tradicionais ao estilo de construção dos desenhos de mangá da época dando suporte a uma retratação do período Heian no que diz respeito à história, cultura, arquitetura.
Na verdade Otogizoushi refere-se a vários contos do período Muromachi (entre 1392 e 1573) que traz em sua narrativa histórias sobre a aristocracia, religião e os guerreiros feudais japoneses, sendo assim o animê homônimo é uma releitura destes contos aplicados a uma nova trama. Todavia, o que chama a atenção no animê é esta trama, onde o autor é capaz, fazendo uso da passagem do tempo, de demonstrar como contos ficcionais ou históricos são naturalizados e consolidados na psique social e coletiva transformando-se em lendas folclóricas.
Otogizoushi dialoga com vários elementos que já são trabalhados por outros animês, mas consegue de forma clara transportar o espectador para diferentes épocas na história do Japão ao mesmo tempo em que o confronta com a sensação de familiaridade que determinados contos possuem em relação ao povo japonês. Embora para os fãs ocidentais, o animê pareça ser apenas mais uma história, o mesmo consegue trazer várias lições sobre as construções culturais podendo ser aplicado ao nosso contexto.
O animê peca na sincronização dos gestos tanto em relação com as falas dos personagens quanto em relação aos movimentos dos mesmos, contudo compensa na estética e na trilha sonora, que é uma atração aparte. Vale a pena conferir