1 de julho de 2015

Sincronismo Labial com Papagayo

No artigo sobre o projeto Morevna, havia citado o software Papagayo que faz sincronismo labial, o famoso lip sync. Esta técnica de encaixar fonemas com as falas dos personagens sempre foi uma dificuldade na animação. Estúdios como Hanna Barbera, Disney e muitos outros tinham espacialistas nisso. Com a vinda da tecnologia, aos pouco programas específicos como este foram sendo criados.
O Papagayo utiliza como referência as poses de fonemas do Preston Blair.
Basta criar cada fonema desse em uma pasta e nomeá los de acordo com  a referência. Depois abra o Papagayo e importe o áudio desejado. Na área de Spoken Text, digite o diálogo correspondente com o áudio e aperte o botão Breakdown. Os fonemas aparecerão na tela de áudio, basta ajustá los com o diálogo. Ao final clique em export. O Papagayo irá criar um arquivo com a posição em frames dos fonemas. 
Agora como sincronizamos isso com o Synfig Studio? O Papagayo gera um arquivo .dat que é compatível com o Anime Studio, basta renomeá lo para .lst. Dentro do arquivo lst depois do título nós definimos o frame por segundo (FPS) e o tipo de arquivo que ele importará, nesse caso arquivos .png. Colocamos esse arquivo na pasta onde estão os fonemas desenhados. Ao final basta importar o arquivo .lst no Synfig que o sincronismo será automático. Nesse vídeo aula do nosso amigo Ricardo Graça, ele aborda desde o sincronismo até a inserção do arquivo lst no Synfig. Além disso ele aborda outro software de sincronismo labial o Yolo.