Curto muito quando os estúdios de animação aprofundam suas pesquisas históricas para criar seus enredos.
É o caso do Anime Time Travel Shoujo: Mari Waka to 8-nin no Kagakusha-tachi (em inglês apenas Time Travel Girl) que estreou em julho deste ano na TV Japonesa
Dirigido por Osamu Yamasaki, a série é baseada num livro de 1983 chamado Jishaku to Denki no Hatsumei Hakken Monogatari do educador japonês Kiyonobu Itakura e se concentra em descobertas relacionadas a magnetismo e eletricidade. Na história, Mari, descobre que seu pai, um importante pesquisador Japonês, é na verdade uma espécie de guarda do tempo. Seu objetivo é não deixar que pequenos acidentes no tempo mudem a história como conhecemos. E os episódios sempre estão ligados a importantes cientistas como William Gilbert, Benjamin Franklin, Alessandro Volta e Thomas Edson.
No episódio 8, a aventura temporal se passa com Alexander Graham Bell, inventor do telefone. E a introdução a cena vem justamente de um dos encontros de Bell com o, na época, imperador brasileiro. Na ocasião, D. Pedro visita a escola de Bell para crianças surdas e, após assistir a uma das aulas, fica impressionado e pede o material com o método de Bell para levar ao Brasil.
A série tem uma proposta bem interessante por apresentar conceitos científicos reais atrelados a uma boa história de ação e viagem no tempo para o público infanto-juvenil. um bom exemplo de junção entre educação e entretenimento, o chamado edultaiment.
Para quem não sabe, os encontros entre D. Pedro II e Alexander Graham Bell foram reais. O segundo encontro deverá ser retratado no episódio 9 e não darei Spoiler a quem está acompanhando a série pelos fansubs de Anime. Mas é importante saber que os Japoneses estiveram bem atentos a esse episódio da História bem mais que muitos professores de história brasileros.
Nota: Um agradecimento especial ao Yuri Miller e o Pessoal da PUNCH! Fansub por legendar e divulgar essa notícia pelas redes.