17 de agosto de 2009

Akira - O Filme (1988)

A animação Akira foi construída basicamente sobre um anime de nome idêntico. Porém o enredo difere em alguns pontos fundamentais. "Seria muito difícil transpor uma história de quase 2000 páginas para um longa com menos de 1:30 min.", segundo o próprio autor. A história, considerada com um dos 100 melhores filmes de ficção científica de todos os tempos pelo site Total Sci-fi.com é realmente um clássico imperdível para quem ama esse gênero e ainda não viu.

Trata-se de uma história cyber punk, com direito a uma Neo Tókio caótica, reconstruída das cinzas da 3ª guerra mundial. No filme, deixa-se entender que ela foi causada pelo menino paranormal Akira. Os habitantes de Neo Tókio têm até uma seita que aguarda o retorno de seu Messias e uma nova devastação da cidade.
Uma gangue de motoqueiros formada por Kaneda - o líder e Tetsuo que o segue com uma mistura de admiração e inveja formam o núcleo central da história. Em uma de suas estonteantes disputas de moto pela cidade, Tetsuo sofre um acidente causado por uma das crianças paranormais que são testadas e guardadas pelo Coronel. Ele pesquisa juntamente com um grupo de cientistas os poderes psíquicos dessas pessoas, consideradas por eles como a evolução da Raça Humana.

Ao mesmo tempo o Coronel guarda o segredo da destruição de Tóquio pelo poder descontrolado de Akira e teme por seu ressurgimento. Tetsuo acidentado é levado pelo Coronel ao laboratório para testes e descobrem que ele é uma das crianças prodígio e seus poderes, antes latentes, foram despertados no acidente pela criança foragida. Tetsuo torna-se tão poderoso e perigoso quanto Akira e sem compreender o que se passa tenta fugir e encontrá-lo. Ele desperta seu lado mau e vingativo e torna-se um flagelo para a equipe do Coronel que tenta destruir as crianças paranormais e mais do que tudo, quer mostrar a Kaneda como ele poder ser poderoso e independente.

A animação Akira fala de um mundo caótico, de uma juventude alienada e de um governo corrupto. Tudo isso recheado de muita ficção científica e imagens sensacionais. O autor conta que esse foi um ponto fundamental na elaboração da animação. Ele queria que tudo ficasse focado nas imagens. E elas são realmente impressionantes. Elas passam o desespero, a monotonia e o caos vividos pelos habitantes de Neo Tókio.



As cenas de ação são realmente de tirar o fôlego, motos flutuam pelas ruas e quando afinal uma luta de super poderes acontece, a gente se esquece que se trata de uma animação feita há 20 anos, sem ajuda de efeitos especiais. Apenas um grande roteiro e os expressivos desenhos da equipe de Katsuhiro Otomo.

Neo Tókio, o cenário do filme.
Pra quem gosta de animação vale a pena ver, os desenhos são ótimos. Pra quem gosta de ficção científica, mas nem tanto de animações, supere seu preconceito. O filme é muito mais do que uma simples animação, é uma história de Sci Fi que não perde nada por ter sido contada no formato animação.
De qualquer forma, vale conferir, com tédio eu garanto que ninguém vai ficar.

por: Andreia.Gaia