13 de setembro de 2009

"Ciranda da Bailarina" de Victor José

Por: Marcos Ramone
O Curta da Semana da vez se chama "Ciranda da Bailarina". A animação foi feita para o Projeto 5 do curso de Desenho Industrial - Comunicação Visual da universidade PUC-RIO por Victor José. "(...)a música da Ciranda da Bailarina caiu como uma luva. Uma música foi bem legal de trabalhar, voltada para o público infantil e não tão conhecida do público." - disse Victor na entrevista que fizemos com ele.
Um desenho com traços bem infantis coloca você na atmosfera da história. Duas crianças, um garoto que adora brincar e se sujar e uma garota presa no sonho de ser uma bailarina. Os dois se encontram e ela descobre como é bom brincar sem se preocupar com a vida. Uma ótima animação que tem grandes chances de entrar para futuros festivais.
Mais abaixo vocês podem ler a entrevista que fizemos com o Victor na íntegra.
Animação S.A.: Como surgiu a idéia da animação? Por que a escolha da música "Ciranda da Bailarina".

Victor José: Então, eu estou terminando a faculdade de Desenho Industrial da PUC-Rio, e quase todo período nós temos um projeto para realizar e essa animação foi resultado de uma desses projetos. Como eu sempre gostei de animação, já trabalhava nesse mercado e na época nós tínhamos apenas duas aulas que falavam sobre o tema, resolvi investir nesse campo. A professora dessa matéria tentou mudar minha idéia, pois afinal nós temos 4 meses de aula, mais 7 matérias, trabalhando à tarde, e levando esse projeto sozinho. O tempo que eu tinha para trabalhar em cima dessa animação era a madrugada.

Como sempre fui muito fã do Chico, a música da Ciranda da Bailarina caiu como uma luva. Uma música bem legal de trabalhar, voltada para o público infantil e não tão conhecida do público.
Animação S.A.: Vocês tiveram algum problema com direitos autorais?

Victor José: Como ela foi uma animação totalmente autoral, apenas para fins acadêmicos não tive muitos problemas com relação à direitos autorais. Mas ainda estou tentando resolver algumas questões para poder inscrevê-las nos festivais.
Animação S.A.: Quais foram as técnicas/programas que vocês usaram na produção?
Victor José:
Como o meu tempo era muito limitado e queria terminar essa animação no tempo previsto, resolvi fazer uma animação limitada desenvolvida no flash e after. Eu lembro que eu estava apaixonado pelas animações do Yellow Shed, onde eles trabalhavam muito com animações em camada e simulando recorte. Achei que seria o momento ideal pra testar essa técnica. Tive que desenvolver todo o roteiro e os personagens de modo que eu conseguisse terminar na dead line.
Animação S.A.: Como foi a produção do curta? A PUC-RIO não possui um curso de graduação voltado a animação, isso dificultou o processo?
Victor José:
Naquela época, a faculdade possuía pouquíssimas matérias sobre animação. Na verdade, eu só pude cursar uma, pois a outra ficou fechada por um bom tempo. Como eu sempre tive em mente que era com isso que eu queria trabalhar, sempre meti a cara no assunto por conta própria. Não demorou muito pra que eu conseguisse um estágio, onde pude aperfeiçoar as minhas técnicas. Mas o maior problema nessa animação mesmo foi o tempo. Saia de casa às 5:30 da manhã e só voltava pra casa lá pelas 9:40 da noite, com outras matérias rolando ao mesmo tempo. Só me restou animar durante a madrugada. Tive que me planejar todo pra que eu conseguisse termina-la.
Animação S.A.: Algum conselho para quem está pensando em virar um animador?
Victor José:
O Conselho que eu dou é nunca desistir e acreditar sempre no que faz. Essa carreira é complicada, tem sempre que estar estudando e correndo atrás. Mas no final compensa cada esforço.