5 de setembro de 2009

Análise do caso Marvel/Disney

Por: Kamui Lopes
Faz tempo não é mesmo? Mas volto hoje para dar outro ponto de vista no caso Marvel e Disney, ou se preferir, Wall Marvel, ou, Disney Comics (risos). Bem...Vamos direto ao ponto!
Como nós sabemos a Disney comprou a Marvel (como foi postado aqui pelo Ramone), isso é difícil de pensar para quem acompanha e ou acompanhou a Marvel na infância. Quanto custa um universo? Super seres? Sua infância? A resposta, você, vai dizer que esses são itens que o cartão MasterCard não compra, não é mesmo? Foi minha resposta também, no primeiro momento. Entretanto tem outros ângulos que devemos considerar. Como o fato da Marvel perdeu terreno, aliás, a linha Comics, para animes e pseudo-animes (Avatar e Cia ilimitada).
Se olharmos os últimos acontecimentos podemos perceber o quanto editoras da linha dos seres sobre-humanos estavam investindo na sétima arte para alavancar as vendas, a quantidade de super sagas aumentou e como heróis, outrora referência de gerações, foram morto ou quase mortos para chamar a atenção.
– Socorro meu Deus não me deixe morrer!

Na verdade isso era a ponta do iceberg anunciando que o universo da linha de super seres necessitava ser abalada, tanto internamente quanto externamente as paginas das HQs. Provavelmente, a relação entre a Marvel Studio e a Disney deve ser parecida com a relação entre a empresa de Mickey e a Pixar (que foi comprada pela Disney por 7 bilhões de dólares em 2006), e que mantém uma grande independência.
Esperamos que nossos guardiões possam utilizar a estrutura e a magia da Wall Disney para fomenta o ramo e assim podermos ter mais aventuras inéditas, sem estas obviedades em relação ao enredo que nós conhecemos bem, e, que a DC Comics também volte com a concorrência ativa, não apenas com o SUPER, mas com todos. Vamos esperar novos acontecimentos. A liga da Justiça e o Animação S.A. estão de olho!