15 de agosto de 2011

Entrevista com Tod Polson

Depois de um tempo sem as nossas entrevistas, hoje o Animação S.A. tem o prazer de postar a entrevista que fizemos com o animador Todd Polson, o tailândes que dirigiu a animação "A Fuga do Biscoito de Gengibre!!!" que foi uma das mais aplaudidas durante o Anima Mundi 2011.
Ele mora e trabalha na Tailândia, como animador, mas todos os anos ele viaja até aDinamarca por algumas semanas para dar aulas e ajudar nos projetos dos alunos da Animation Workshop, escola que teve várias animações vencedoras no Anima Mundi deste ano.
Com muita simpatia ele nos concedeu esta inspirante entrevista sobre um pouco de sua carreira, sobre o mercado de animação em seu país e ainda deu ótimas dicas para os animadores brasileiros. A entrevista ficou um pouco longa, mas não tive coragem de cortar nada. Leia ela abaixo.
Animação S.A.: Qual foi a maior dificuldade ao criar o curta? Tod:Provavelmente a pior parte é que não tínhamos dinheiro. Então, trabalhávamos sempre nas noites e nos finais de semana, e sempre quando sobrava um tempinho. É difícil ter o mesmo entusiasmos e energia em um projeto que pode durar entre dois a três anos. Você tem que acreditar que aquilo que você achou engraçado anos atrás, ainda pode ser engraçado mesmo que você tenha visto seu filme por mais de 300 vezes. Conheci várias pessoas que nunca conseguiram terminar os seus filmes porque sempre ficavam modificando o roteiro, mudando o estilo e tentando melhorar a história. Um bom conselho para os iniciantes é sempre criar metas para seus projetos, e segui-las!
Animação S.A.: Como você encontrou o Anima Mundi? Tod: Pela Lea Zagury, ela me convidou para mandar meu curta, que fiz quando era estudante, chamado ``Al Tudi Tuhak'' em um Anima Mundi a quase 10 anos atrás. Desde então sempre mando meus trabalhos para o festival. É muito legal ver como o festival cresceu tanto em tanto pouco tempo. Hoje ele é um evento muito importante, tenho muito orgulho de poder participar. Fiquei super feliz em ver vários curtas de meus alunos da Animation Workshop participando neste ano.
Animação S.A.: Como é o mercado na Tailândia? É difícil arrumar trabalho na área? Tod: Acho que se os artistas daqui mostram potencial, talento e imaginação, não será dicicil arrumar trabalho. Não existem escolas de animação por aqui, logo, para treinar mesmo só é possível trabalhando na área. ''The Monk'', o estúdio que estou atualmente trabalhando, em Bangkok, ministrou algumas aulas de animação, design, iluminação e roteiro. A comunidade de animação na Tailândia é muito pequena, mais cresce rapidamente. 
Animação S.A.: Existem muitas animações em produção? Tod: É complicado bancar produções, especialmente para o mercado do país. Existem vários pequenos estúdios fazendo comerciais e conteúdo para os programas de TV local. A maioria dos estúdios estão tentando dividir produções com a Europa e Estados Unidos. A Tailandia ainda está se preparando para o seu primeiro lançamento mundial. Espero que aconteça em breve. 
Animação S.A.: Alguma dica para os futuros animadores no Brasil? Tod: Eu sei que pode parecer clichê, mas existe ainda muito potencial a ser revelado no mundo da animação. Não veja outros filmes para dar inspiração, mais importante é olhar para artes, pinturas, músicas… e natureza. Você nunca vai fazer nada genuíno tentando imitar a Pixar e a Disney. O brasileiro tem um ponto de vista que ninguém no resto do mundo tem. É seu dever como artista compartilhar esta visão com o resto do mundo… porque o mundo irá apreciar. Se sua vontade é trabalhar em um grande estúdio de Hollywood, a melhor forma de chegar lá é ser único e NÃO ter um trabalho igual ao que o estúdio tem. Eles contratam inovadores e não imitadores.