10 de agosto de 2012

'ParaNorman' Disseca o Stop Motion em Seu Art Book

Existem vários art books que falam sobre produções animadas, mas nenhum outro mostra tanto os bastidores quanto o deste novo longa de Stop Motion. Com o lançamento de seu segundo longa-metragem se aproximando, a LAIKA lançou um livro sobre o making of de “ParaNorman” o qual não vai apenas no âmago da questão da arte e do design, mas também mostra todo o processo de criação.
O livro começa com descrições sobre a direçãoedição e dos storyboards que mostram detalhadamente todo o processo de pré-produção que ocorre em um filme desta escala. Depois segue mostrando a criação dos personagens, marionetes, roupas e da construção do set de filmagem. O que faz este livro se destacar é o fato da LAIKA não ter medo de revelar o "pulo do gato" do processo de criação. As fotos e ilustrações, literalmente, dissecam o filme mostrando todos os micros detalhes da produção.

Algumas coisas muito interessantes que este livro revela são relacionadas aos avanços da prototipagem rápida. Em Caroline, LAIKA possuía uma impressora 3Da qual produzia peças do rosto para animação, mas não era colorida, o que significa que eles tinham que pintar cada peça manualmente. Em “ParaNorman”, as cores são aplicadas automaticamente apenas em cima dos rostos reduzindo assim o trabalho extra. Outro fato pouco comentado é que cabelos compridos são um pesadelo. Os cabelos devem ser movimentados juntamente com os ombros, reagir ao clima e sempre são uma dor de cabeça. Isso explicaria o penteado duro e espetado de Norman, o personagem principal.
Com todas as fotografias storyboardsrevelados, a única questão que pode acabar sendo um problema com pessoas que gostam de antecipar filmes é o seu potencial de spoilers. Mesmo que a LAIKA mostre o suficiente para manter a estória um mistério, se você prestar atenção o suficiente em algumas imagens pode acabar percebendo uma coisa ou outra. Tendo dito isto, se você quiser ir ao cinema entendendo e respeitando todo o esforço e trabalho realizado para produzir este filme, este livro é o que você procura.
Todos que se interessam pelos mínimos detalhes da técnica de stop motion vão realmente gostar desta leitura.