19 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 3


Mais um dia de festival e algumas boas sessões começam a pipocar. No entanto, acho que encontrei uma sessão que recomendo passar longe e só ver em caso de falta de opção. Dito isso vamos aos destaques do dia:
Curtas 1: Uma sessão que agradou bastante.já no primeiro Curta The Adjustable cosmos, onde um imperador resolve mexer na posição das estrelas para ter um mapa astral favorável a si. Outro ótimo destaque desta seção é o curta Madascar: Carnet de Voyage: Um documentário animado que mostra uma viagem a madagascar com uma infinidade de técnicas diferentes. Uma ótima opção de seção
Curtas 2: Uma seção um tanto mórbida. Quase todos os curtas se referem ao tema Guerra. Desde o Coreano HearthBrake Ridge que dura 26(!!!!) Minutos até o Irlandês Guns. Bees and Tadpoles. Mas o que me surpreendeu (e até agora não sei dizer se de forma positiva ou negativa) foi o curta Love & Theft do Alemão Andreas Hykade. Andreas esteve num papo animado do Anima Mundi de 2008 e produziu a vinheta de abertura do Anima 2009. E aí é que está justamente o que surpreendeu. Parte do curta foi justamente o uso de (muitos) frames da abertura do Festival. Ficou a pergunta se quem nasceu primeiro foi o Ovo e a Galinha. Coloco aqui a abertura e o curta para a apreciação de vocês. O que vocês acham?
Abertura do Festival 2009

Love & Theft


Curtas 3: Foi definitivamente o patinho feio deste ano.: Quase uma hora de curtas abstratos, cansativos que renderam para muitos espectadores momentos de cochilo na sala de projeção. Talvez o único destaque seria o curta Le Loup Blanc onde um garoto brinca com um lobo no meio da floresta. Mesmo assim, tive a sensação que a sessão não agradou ninguém.
Curtas 4: Ótima Sessão: Daquelas que só renderam boas notas: Bill Plympton ataca novamente comThe Cow who Wanted to be a hamburguer, uma ótima discussão de relacionamento é visto em 12 Jahre e o último curta, o espanholLa Dama Y La Muerte diverte bastante. Vale a pena se esforçar pra pegar essa seção.
Dica aos pais: Dificilmente conseguirei pegar uma sessão infantil a tempo de indicar aqui. No entanto essa é uma dica que deixo aos pais que querem levar os filhos para curtirem o Anima Mundi. As sessões de Curtas Competitivos, não costumam agradar a galerinha (mesmo as que não tem problemas com indicação de idade) por terem muitas animações de ritmo lento ou abstratas. As sessões infantis continuam a ser a melhor indicação para agradar a todos. Um destaque seria a sessão infantil 3 onde temos o Curta Brasileiro "Queria ser um Monstro".
A Maratona animada continua amanhã...
por: Gabriel Cruz