23 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 - Diário Animado - Dia 7

Como havia falado, o sétimo dia foi basicamente participar do Anima Fórum e assistir ao Papo Animado. Vamos lá.
Anima Fórum.
Masterclass Sonoplastia para Animação.
Uma excelente aula com Andy Malcolm que se dedica a sonoplastia desde 1970. Malcolm já trabalhou para diretores famosos como David Cronenberg, Robert Redford e até Tim Burton (ele nos mostrou inclusive uma cena de sonoplastia de Alice). Seu estúdio,Footsteps Post-Production Sound Inc., fica em Toronto, Canadá
Além de mostrar como é produzida a sonoplastia para seus filmes, Malcolm convidou a platéia para fazer uma cena de filme de ação ao vivo e outra de animação. Para isso usou uma série de objetos: Baldes, sapatos, pedaços de fita de video, bolsas de agua quente. Por exemplo eu tive a oportunidade de compor a cena de um inseto sendo esmagado quebrando umpedaço de aipo na frente de um microfone. Além do pedaço de aipo, um outro grupo espremeu uma laranja, outra pessoa da platéia martelou uma janela de vidro para simular uma janela quebrando, na cena de animação toda a sala foi convidada a fazer o som de vários animais pastando numa fazenda. Outro bom exemplo foi quando ele pegou um pouco de macarrão cru colocou dentro de uma toalha e o quebrou e... pronto! Temos um braço quebrando. Foi uma Masterclass sensacional.
Mesa-Redonda: A capacitação de novos talentos da animação.

Se no dia Anterior tivemos uma exposição de 3 escolas internacionais, agora era hora de conversar sobre a formação de animadores aqui no Brasil. A demanda está crescendo e apesar de já termos cursos de animação a procura de artistas excede a oferta. Como ter um curso mais completo? Qual o currículo desejável? Para isso essa mesa foi montada. Moderada por César Coelho (Anima Mundi) a mesa foi composta por Sérgio Nesteriuk (ABCA), Andrés Lieban (2D Lab), Gustavo Dahl (CTAv), Rodrigo Gava (Labocine), Caetana Resende(Setec/MEC).
Sérgio fez um Panorama dos cursos de animação do Brasil, Andrés e Rodrigo falaram de quais são as necessidades que os estúdios estão tendo (que tipo de profissionais estão precisando) e Gustavo falou da importancia de uma politica nacional de animação e Caetana deu algumas dicas e passos de como o governo pode ajudar nessa empreitada. Além disso. Houveram muitas intervenções dos professores das instituições de ensino presentes sobre diversos assuntos como: Currículo, traduções de materiais didáticos, publicações acadêmicas, etc.
Papo Animado: Cordell Barker
Terminado o Anima Fórum fomos ao papo animado e Cordell Barker esbanjou simpatia. Autor de curtas como The Cat Came Back e Strange Invaders, Cordell mostrou os curtas que o influenciaram e falou de seu (longo) processo de criação. Seus 3 curtas ( produzidos em torno de 30 anos) foram sendo feitos bem lentamente cada. Ele dava periodos de 7 e até 10 anos produzindo um curta (nesse meio tempo ele ganhou a vida fazendo comerciais claro). As vezes ele mudava o roteiro, adaptava a história. Pode até se dizer que seja falta de planejamento. No entanto ninguém pode dizer que não funciona. Basta ver os curtas para conferir. E se você não conhece coloco aqui The Cat Came BackStrange Invanders que encontrei no site oficial do National Film Board do Canadá.


por: Gabriel Cruz