14 de julho de 2010

O Segredo de Kells

O Segredo de Kells concorreu ao prêmio de melhor animação na edição 2010 do Oscar.
O interessante é que trata-se de um longa produzido pelo diretor irlandês Tomm More, que vive em Dublin e custou apenas R$ 8 milhões.
Desenhado em estilo tradicional,o filme conta a história do Abade de Kells que luta para cercar a cidade contra um futuro ataque dos Vikings vindos do norte. Ao mesmo tempo, tenta proteger seu sobrinho Brendan que deverá substituí-lo na missão de zelar pela população da cidade.
Brendan por sua vez é fascinado pela misteriosa que rodeia Kells e acaba por descobrir um cristal mágico que o inspirará a escrever e ilustrar o mais lindo Livro já escrito.(O Livro de Kells, manuscrito em latim e transcrito e ilustrado por monges celtas por volta do ano 800 e é considerado como um tesouro nacional da Irlanda).
Ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma misteriosa menina-lobo.
O desenho em 2D foi feito em um estilo rústico e sem perspectiva da arte pré-renascentista e ao mesmo tempo totalmente delicado com suas aquarelas e colorido vibrante.
A história é muito boa e diferente das animações convencionais. A animação ilustra com símbolos celtas o mundo vivido pelos monges e de certa forma mostra o sincretismo entre a cultura celta e cristã.
A trilha sonora também é um destaque, com ótimas canções
Uma boa dica de animação, que se diferencia pela técnica e é muito bonito de ver.

por: Andreia.Gaia