28 de julho de 2010

Anima Mundi 2010 (SP): Dia 1


Nesse primeiro dia do Anima Mundi emSão Paulo, eu estava um tanto desanimado, havia passado a semana doente e ainda não havia melhorado. Mas foi só ouvir a vinheta pela primeira vez que tudo mudou e meu vício tomou conta do meu desânimo.

A idéia é bater as 18 sessões que assisti no ano passado, mas vai ser difícil. Hoje consegui assistir apenas seis. Tentarei ser breve dessa vez e evitar ser muito pesado nas críticas


As primeiras impressões foram muito boas, o pessoal estava bem menos desorganizado que no ano passado, única coisa que falhou foi a segunda sessão do dia que atrasou 12 minutos e para pessoas que saem correndo de uma sessão para a outra isso pode custar uns 2 curtas, mas o resto funcionou muito bem, fiquei impressionado com a organização do primeiro dia. Quanto as seleções dos curtas, eu sou um pouco contra curtas de mais de 20 minutos, acho que corta bastante o clima, e normalmente eles não são de qualidade superior para justificar isso...


Curtas 1Destaque para o curta “The Adjustable Cosmos”, muito bem produzido em todos os aspectos, outro muito bom dessa sessão foi “Madagascar, carnet de voyage” que utiliza uma quantidade absurda de técnicas de animação, a mistura ficou ótima, muito agradável de assistir analisando por esse ponto.


Curtas 2Com o curta brasileiro “Perfeito” por Maurício Bartok que eu já havia visto no fórum 3d4all.org, e que foi muito bem feito, mereceu ter sido selecionado. Outro curta que me chamou muito a atenção foi o “My name is Maria” bem no estilo sangue e crueldade, muito bem desenhado e bem feito do início ao fim.


Curtas 3Destaque para a criatividade do curta “Make Down” onde a animação em Stop Motion é feita com pintura no rosto de uma mulher, vale muito a pena assistir.


Curtas 4Uma das melhores sessões, com curtas ótimos como “12 Jahre” e “the cow who wanted to be a Hamburguer” do Bill Plympton mas que acabam sendo ofuscadas pelo fantástico “La dama y la muerte” produzido por Antonio Banderas e com roteiro, animação e trilha sonora fantásticos, ele está disponível na internet mas vale a pena ver no cinema do Memorial, a experiência é incrível!


Curtas 16Ótima sessão também, com 3 curtas muito bons: “Le Garçon qui ne mentait jamais”, “Santa, the facist years” do Bill Plympton e o brasileiro “Na casa do lado”, que chegou com os dois pés no peito de tão bom e gostoso de assistir.


Curtas 17Outra Sessão boa, os melhores foram “The terrible thing of alpha-9” com um humor ótimo e “Pivot” muito dinâmico e com uma idéia muito boa sobre a mudança do pivô onde as situações mudam completamente com apenas um detalhe.


Amanha serão 5 sessões e uma Master Class com Jordy Grangel sobre criação de personagens do filme Noiva Cadáver, até lá
por: Thiago Vidotto