19 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 05


E vamos para o quinto dia da Jornada Animada que podemos resumir assim: O American Dream, Mais Stop Motion, Curtas 16 e Oscar.

O Anima Forum começou com a Masterclass deRodrigo Teixeira. Rodrigo é um dos integrantes da Pixomondo, equipe de composição e efeitos visuais de A Invenção de Hugo Cabret. Na Masterclass ele mostrou como foi recriar a Paris dos anos 20 e a estação de trem da megaprodução dirigida por Martin Scorcese. Ele também falou um pouco de outros filmes que trabalhou como "O Dia depois de amanhã" e "Alice". Falou também sobre os cuidados que se deve ter na aplicação da Estereoscopia 3-D nos filmes.

Na parte da tarde Mark Shapiro daLaika, estúdio responsável por produções como Coraline e o aguardadoParaNorman apresentou alguns trechos inéditos da nova produção e dos bastidores desta e de Coraline. Destaque para um vídeo sobre como é feito um frame do filme. Só o vídeo dura uns 5 minutos (e com alguns momentos em fast foward). Deu pra imaginar o trabalhão que é, afinal se um video de 5 minutos mostra como foi feito UM FRAME, imagine o que é fazer 24 frames (que correspondem à um segundo de filme). Ainda foi possível fotografar alguns bonecos tanto da antiga quanto da nova produção. Olha aí César Coelho, um dos diretores do festival segurando o Norman e eu ao lado.


Pra encerrar o dia de Anima Fórum, Ron Diamond, produtor da ACME filmworkse membro da academia de artes e ciências cinematográficas apresentou uma mega palestra sobre oscritérios e mecanismos de escolha da academia para a indicação do Oscar de melhor curta animado. Ron é uma figura carismática e tem uma didática muito boa. Ele ainda convocou os animadores brasileiros a tomarem coragem, fazer bons filmes e tentar a inscrição no Oscar. Alguém aí se anima com a idéia?
Curtas 16
Única sessão vista no dia e digo que é uma Excelente sessão. Do início ao fim. Vou destacar já pela tradição mas ciente de queestou sendo injusto com alguémAbuelas é um maravilhoso documentário animado sobre um episódio da ditadura militar na Argentina. O curta português O Fado do homem crescidoconta as memórias de um jovem com seus amigos. E o Tcheco Swimming Pool conta um divertido romance entre nadadores noturnos de uma piscina pública.
Papo Animado com Rodrigo Teixeira: An American Dream.

À Noite, voltamos a encontrar Rodrigo Teixeira na Praça Animada para o Papo Animado. E aí Rodrigo conta a sua história que ja daria um ótimo roteiro de Hollywood. Ao ver o filme idependence day tem o desejo de fazer parte do outro lado da tela de cinema, começa a estudar 3D, faz alguns trabalhos em uma agência em Porto Alegre, junta material e vai pra Los Angeles com pouco dinheiro no bolso, consegue um emprego a noite num restaurante. De dia ia Santa Monica tentar distribuir fitas VHS demo em vários estúdios e voltava 22 Km a pé pra economizar a passagem.
Foi desencorajado por várias pessoas, mas um outdoor em seu trecho de caminhada  dava um importante recado: "Keep Walking". Começou a ter seus encontros no caminho com pessoas da área, de repente começou a trabalhar efeitos especiais de filmes como o Anel de Nimbelungo, O Dia depois de amanhã, Alice, As Aventuras de SharkBoy e Lava Girl 3-D, 2012 até chegar a invenção de Hugo Cabret.
O discurso de Rodrigo é o sonho americanoNão desistir dos sonhos, não desencorajar apesar da opinião dos amigos, confiar nos caminhos e nas indicações. Para alguns este é um discurso batido. Mas bem. Ele acreditou,seguiu e hoje faz parte de uma equipe vencedora do Oscar e de uma empresa internacional que graças a seus escritorios espalhados pelo mundo trabalha 24 horas por dia, 365 dias por semana. E a Pixomondo já chegou no Brasil abrindo um escritório emSão Paulo e vai abrir em mais uma cidade. Se a história é roteiro batido ou não, a noticia enconrajou muitas pessoas presentes na Praça Animada.
Por enquanto é só pessoal. Até amanhã. E não deixem de nos prestigiar noFacebookTwitter e Google +