20 de julho de 2012

Diário Animado: Anima Mundi 2012 - Dia 06


O sexto dia de festival em poucas palavras: Bonecos Pirados, Curtas 18, Animações para juventude, animações experimentais e Camila Pitanga.
A Masterclass do dia foi com Jay Grace da AARDMAN. Estúdio de animação de stop motion de animações famosas como A Fuga das Galinhas, Wallace & Gromit e o recentePiratas Pirados. Jay foi o diretor de Piratas e nos contou como foi produzir o filme com vários videos sobre os bastidores da produção, da montagem dos bonecos, dos cenários e mostrou tambem a equipe. Trouxe também alguns dos bonecos da produção. E nós tiramos foto é claro.
Na parte da tarde tivemos a mesa redonda Animateens - animando para crianças e adolescentes. Na mesaSarah Cox da AAARDMAN contou sobre o projeto que dirigiu The itch of golden nitque teve colaboração e inspiração de idéias de milhares de crianças na inglaterra. Peter Hastings que fez parte da equipe de séries famosas como Tiny Toon e animaniacs contou um pouco sobre como foi produzir a série de TV da franquia Kung Fu Panda. A mesa foi presidida por Kiko Mistrorigo da TV pinguim (que tornou possível entre outras coisas) a série brasileira Peixonauta.
Por fim Luiz Bolognesi (Buriti Filmes) apresentou o Making of e um trecho do longa Uma história de amor e fúria (o filme que se chamava Lutas que nós divulgamos aqui no animação S.A.). O filme promete.Os minutos inciais ja deixaram com vontade de ver mais. A surpresa foi a presença de Camila Pitanga na mesa que pode falar do processo de dublagem de Janaína, sua personagem no filme.

O dia não pode passar sem pelo menos uma sessão de curtas. Agora foi a vez da sessão Curtas 18 que começa The missing key, que tem quase 30 minutos de duração (e vou dizer que foi uma história que se estendeu um pouco demais. A sessão vale mesmo é pelos dois últimos curtas. Rew Day que é um ótimo filme contado de trás pra frente e The End (foto) que é uma simpática conversa de um casal de idosos numa praça.
Papo Animado: Uma Conversa histórica sobre Len Lye.
O Neozelandês Len Lye foi um mestre daanimação direta na película e desde a década de 30 influenciou muitos dos outros grandes mestres da história de  animação (entre eles Norman McLaren). A missão de manter viva a alma e a história de Len Lye está nas mãos do Casal Roger e Shirley Horrocks. Roger é criador do departamento de estudos de filme, televisão e Mídias digitais e professor Emérito da Universidade de Auckland. Também trabalhou como assistente de Len Lye. Foi ele quem apresentou uma série de curtas (em película) do artista. Numa mostra emocionante e histórica. No final mostrou seu documentário Art that Moves sobre a vida de Len Lye.
As últmas sessões de curtas virão no sábado. Mas amanhã ainda tem o último dia de Anima Fórum e o Papo Animado com Sarah Cox. Fiquem Ligados e siga o Animação S.A. No Face,Twitter ouGoogle+