3 de abril de 2015

ArnoldRender Vs. RenderMan no Maya

Qual é o melhor render atualmente, RenderMan ou o ArnoldRender?
O canal de tutorias no YouTube PixelBump fez o vídeo que todos aguardavam. Com o lançamento gratuito (para uso não comercial) do RenderMan muitos se perguntaram: qual é o melhor render atualmente, RenderMan ou o ArnoldRender?

Vamos resumir os principais pontos do vídeo, que foi dividido em categorias como: Cena HighPoly usando HDRI; Luz de Estúdio; SSS; Fumaça com Fluidos no Maya; Explosão com Fluidos no Maya; FumeFX e Particulas do Maya. Mas se preferir pode pular para o final e vê-lo (não possui legendas em português).

Cena HighPoly usando iluminação HDRI:
< RenderMan Vs. ArnoldRender >
Usando um cena HighPoly, com 1.3 milhões de polígonos, o tempo de render foi praticamente igual. A luz do RenderMan respeitou mais o tons da cor do HDRI, e as árvores ficaram mais cheias. Já no ArnoldRender o modelo da rocha, criado no Mudbox, foi mais respeitado.

Cena com uma Luz de Estúdio:
< RenderMan Vs. ArnoldRender >
Usando uma iluminação de estúdio o tempo de render novamente foi bastante parecido. O RenderMan renderizou melhor as texturas da nave. Já o ArnoldRender conseguiu criar rebatimentos de luzes mais reais. 

Sub Surface Scattering:
< RenderMan Vs. ArnoldRender >
Ambos os programas foram bastante rápidos, 25 segundos em média para renderizar a cena. O resultado de ambos foram muito bons, nesse caso é mais uma questão de gosto para escolher qual foi o melhor. Lembrando que independente do resultado, ambos shaders podem ser modificados para "melhorar" o resultado final.

Fumaça usando fluidos do Maya:
< RenderMan Vs. ArnoldRender >
O resultado, sem mexer no parâmetros do fluido, do RenderMan foi um pouco melhor. Apesar do tempo de render ser parecido o fall out da fumaça do Arnold ficou muito menor. Novamente, são detalhes que podem ser consertados mexendo nos parâmetros da fumaça.

Explosão usando fluidos do Maya:
< RenderMan Vs. ArnoldRender >
Esse foi o teste que deixou os dois renders mais diferentes. Apesar de que novamente os dois foram renderizados com o mesmo tempo. A versão do RenderMan ficou muito mais parecido com a versão na viewport.

Usando o FumeFX o Arnold ganha de knockout, pois o RenderMan não suporta o plugin.

Na parte de Partículas do Maya o RenderMan é capaz de renderizar todos os tipos de partículas. Já o Arnold renderiza apenas spoints, spheres e quads, porém com muito mais qualidade que o seu concorrente.

No final das contas a conclusão que chegamos é que ambos são ótimos renders, ambos conseguem alcançar resultados fantásticos. Dependendo do que você estiver trabalhando vai precisar mexer um pouco em alguns parâmetros. O RenderMan consegue ficar um pouquinho na frente, porém ele possui uma versão mais nova no mercado. O ArnoldRender deve lançar sua nova versão em breve e provavelmente virá com muitas novidades.

O bom de tudo isso que com essa briga os únicos reais ganhadores somos nós! Abaixo segue o vídeo para ver todos os detalhes dos testes.