24 de abril de 2015

Artista Cria Simpsons Negros em Forma de Protesto

Há alguns meses nos Estados Unidos o mundo acompanhou diversos casos de racismo e de assassinatos a sangue frio cometidos por policiais. Para chamar a atenção sobre o tema o artista italiano Alexsandro Palombo criou uma versão negra da família Simpson fazendo referência de alguns casos.

"Estamos vivendo um perigoso retrocesso e, se os Estados Unidos não reagirem ao racismo, não serão mais o país da liberdade e dos sonhos, mas o país da opressão e da injustiça." - disse o chargista em uma entrevista para a BBC.

As ilustrações foram criadas após o último caso de racismo envolvendo a policia americana, quando Walter Scott foi morto pelas costas por um policial no inicio deste mês. Este foi apenas um de vários casos que chamaram a atenção do mundo.

O artista fez menção dos casos de Michael Brown, morto com seis tiros por um policial de Ferguson, o caso do garoto Tamir Rice baleado quando brincava com uma arma de brinquedo e de Erick Garner, assassinado brutalmente por um policial que o deu um "mata leão" enquanto gritava "Eu não consigo respirar".


Casos como estes não são uma exclusividade dos Estados Unidos. No Brasil a situação é ainda pior. No Rio de Janeiro, por exemplo dos mais de 1.400 jovens mortos por homicídio em 2014, 76% eram negros. 

Podemos citar alguns poucos casos que ficaram famosos recentemente apenas no Rio de Janeiro: do pedreiro Amarildo, morto depois de ser torturado por policias da UPP da favela da Rocinha; do dançarino DG que foi morto pelas costas por policias da UPP da favela do Pavão-Pavãozinho e também possui suspeita de ter sido torturado antes de morrer; a comerciante Claudia morta por um policial enquanto caminhava até a padaria, ela morreu depois de ter sido arrastada por centenas de metros enquanto estava presa no porta mala da viatura; e mais recentemente o garoto Eduardo, morto com um tiro na cabeça por um policial da UPP da Favela do Alemão enquanto brincava com o seu celular na porta de casa.

"Acho que o Brasil deveria dar mais atenção ao problema do racismo". - disse Alexsandro que sugeriu em criar uma série de ilustrações baseadas na realidade brasileira: "Vocês ficarão sabendo assim que algo nesse sentido surgir".

Abaixo confiram algumas outras ilustrações de Alexsandro. Para ver as charges na integra acessem sua página no facebook.