14 de abril de 2015

Diário Animado - Curso Animador de Personagem 2D, Senac RJ (Parte 1)

O Senac RJ está com um curso incrível, no qual eu estou adorando fazer! Este é o curso Animador de Personagens 2D. As aulas abordam técnicas de desenho conceitual utilizando softwares gráficos e capacitam o aluno a trabalhar com animação bidimensional, criar as poses e expressões dos personagens e a animá-los com movimentos verossímeis. A  escola, que fica situada no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, tem como missão reconhecer talentos e potencializar a expressão artística de cada pessoa, com objetivo de formar profissionais para atuar no mercado de Produção Audiovisual na especialidade de Animação.

Instrutor Pedro Pazelli
O curso é ministrado por Pedro Pazelli, Bacharel em Publicidade e Propaganda, Especialista em Cinema de Animação, Mestre em Design (PUC-Rio), diretor de arte, ilustrador, escultor, escritor de contos fantásticos, crônicas e biografias, animador e instrutor de Animação de Personagem. As aulas ocorrem todas ás terças e quintas feiras, das 18:00 ás 22:00 horas.

O primeiro dia de aula foi para conhecer a turma. Fizemos uma breve apresentação de quem somos para podermos nos conhecer melhor e para perder aquele medo da primeira aula. Conversamos sobre o que é o curso e o que iremos aprender durante as aulas. Falamos um pouco sobre o que cada um gosta, filmes preferidos, animações que conhecemos, noções básicas de animação e experiência profissional de cada um. 


A turma ainda é pequena, somos em seis alunos, o que é bom pois assim o Instrutor pode dar atenção para cada aluno com bastante qualidade e tranquilidade.

No segundo dia de aula, já estávamos familiarizados uns com os outros e depois de mais algumas explicações e dúvidas restantes partimos para a prática, e nada melhor do que começar desenhando! Para nós novatos o exercício de desenhar o esqueleto animado é perfeito! É uma maneira bem fácil e divertida de aprender os princípios básicos da animação e além das noções de perspectiva e proporção, nesta aula também aprendemos a importância do uso de expressões dos personagens na hora que criar um story board. O instrutor Pedro também nos mostrou uma de suas famosas animações e explicou todo o processo criativo para produzi la. Após o término da aula, todos estavam muito entusiasmados com os ensinamentos do instrutor Pedro. Voltamos na semana seguinte cheios de ideias e pesquisas que fizemos durante os dias livres.

Sala de aula
Já na segunda semana de aula fomos introduzidos ao básico do Adobe Flash, um programa divertido de criar e animar personagens. O instrutor Pedro nos mostrou as ferramentas, e alguns exercícios bem fáceis para podermos conhecer como ele funciona. Todos nós ficamos muito empolgados para animar a famosa "boucing ball", que é um dos exercícios favoritos para aprender no Flash. Depois de algumas horas o instrutor nos mostrou um filme sobre as origens da animação. Foi enriquecedor o conteúdo do filme, que nos mostrou como eram feitas as primeiras animações literalmente rudimentares passando por longas mudanças até chegar na era da computação gráfica.

Projeção de desenhos com medidas
No segundo dia de aula da segunda semana aprendemos a desenhar e dar proporção aos rostos e cabeças humanas com o material incrível que o Senac RJ nos disponibilizou. Enquanto desenhávamos á mão sobre uma mesa ergonômica, o instrutor Pedro projetava imagens de desenhos com linhas e medidas para se obter um bom traço e noção de medidas. Ao final da aula nos foi dado um exercício para fazermos em casa, sobre o que aprendemos durante a aula: criar um esqueleto humano e replica lo em diversas posições mantendo a sua proporção. Claro, eu já fiz o meu, e espero tirar uma boa nota!  =D
Meus desenhos


Bem, por enquanto é só. Aguardo vocês em breve para mais um Diário Animado!