19 de maio de 2015

Animação 2D com Synfig-Studio

Para os animadores 2D que se sentiram abandonados até agora com meus artigos, não se desesperem pois temos um brinquedo bem legal para vocês! Lhes apresento o Synfig-Studio.
Assim como o Blender ele possui versão para Windows, Mac OS e GNU/Linux. O programa trabalha tanto com desenho vetorial quanto com imagens bitmaps. Para quem está acostumado com o Toon Boom a sua interface não é muito diferente (esquerda Toom Boom e á direita Synfig Studio):
O Synfig-Studio trabalha com o conceito de camadas e efeitos de camadas. Ao invés da ferramenta de giro existe o efeito giro que influencia uma camada. Um dos efeitos recém inseridos é o de ossos (bones). Além disso nós podemos pegar um número de camadas e inseri los num grupo, e em cima deste grupo ter um efeito de influência.
Na prática para que isso serve? Vamos supor que um personagem possui 3 camadas que definem as articulações do braço esquerdo, cada qual com efeito de rotação para animá-los. O mesmo para o braço direito e as articulações das pernas. Podemos criar grupos que organizam todas essas camadas; neste exemplo, os grupos Braço Direito, Braço Esquerdo, Perna Direita, Perna Esquerda. Além disso por cima dessa estrutura um grupo Personagem; assim se movermos o Grupo Personagem todas as camadas e grupos que estão dentro dele o acompanharão. Se rotacionarmos somente o grupo Braço Esquerdo todas as articulações do respectivo braço irão junto. Com isso podemos manipular o personagem de forma hierárquica. Outra vantagem por cada camada e grupo ser influenciado com efeitos, caso a animação não atenda a necessidade, podemos simplesmente deletar o efeito e a camada volta ao seu estado original, poupando ajustes enormes na timeline.
Para os animadores quadro a quadro, o Synfig-Studio importa sequência de imagem. Para manter tudo na esfera do software livre, no tutorial abaixo o Ricardo Graça (vou falar dele mais pra frente), criou uma sequencia de imagens usando o Gimp e depois a importou para o Synfig.

Além da interação com o Gimp ele possui uma interação muito boa com outro software livre o Inkscape, perfeito para fazer animações com desenho vetorial. Basta instalar no Inkscape o plugin SVG2SIF. Maiores detalhes mais uma vez com outro tutorial do Ricardo Graça:
Outras vantagens é que ele trabalha com HDRI, tem sensibilidade de toque com a maioria das mesas digitalizadoras do mercado e a ferramenta gradiente é baseada em vetor, gerando arquivos finais muito mais leves.

Outra vantagem da ferramenta veio com a ideia do Konstantin Dmitriev, um dos desenvolvedores do Synfig. Criar uma capacitação online com o aval da comunidade de desenvolvedores. Este curso se encontra no site UDEMY, onde tem um curso em português ministrado pelo antes citado aqui Ricardo Graça.
Ricardo já é amigo de longa data do Animação SA, inclusive seu livro Produzindo Animações com Softwares Livres, já foi até sorteado aqui. Foi convidado pelo projeto para ser um dos instrutores da língua portuguesa do site UDEMY. Quando perguntamos a ele sobre a vantagem desta capacitação:
"Bom, sou suspeito para tratar e falar de capacitação, pois penso que sempre a maior vantagem, e talvez única, seja o conhecimento adquirido. Não há certificação, papel, ou instituição que possa definir ou apontar quem ou o que é bom. No caso do Synfig, creio que conhecer melhor as possibilidades da ferramenta através de instrução é o suficiente. Como educador, não posso me permitir apontar “receitas de bolo” para alunos. Uso uma frase do Spinosa para justificar minha posição: “ … para descobrir um gênio, apresente apenas a matéria-prima e uma ou duas ferramentas; ele saberá o que fazer; os outros apontarão erros e defeitos para justificar sua incapacidade...”"
Outra notícia é que ele pretende lançar seu segundo livro da série em 25 de Dezembro e será totalmente focado em 2D e Software Livre.