6 de maio de 2015

Diário Animado - Curso Animador de Personagem 2D, Senac RJ (Parte 2)

Nossa turma de Animação 2D

Para quem acompanha o nosso Diário Animado aqui no Animação S.A, sabe que o Senac RJ está realizando o curso de Animador de Personagem 2D, no qual todo mês eu faço um resumo do que aprendi nas aulas.

No mês de Abril contei como foram as primeiras aulas, o que aprendemos, conversamos sobre o que é o curso e o que iremos aprender durante as aulas. Falamos um pouco sobre o que cada um gosta, filmes preferidos, animações que conhecemos, noções básicas de animação e experiência profissional de cada um; e nesta segunda parte do Diário Animado contarei o que aprendi nestas ultimas semanas.
Livro que ganhamos do Senac
Desenho, traço, ponto de fuga, proporção, técnicas de sombreamento, esqueleto humano e suas formas, noções de movimento e expressão, desenho em flip book, foram os temas abordados durante as aulas. O Instrutor Pedro Pazelli nos ensinou como obter um bom traço para dar vida e movimento aos personagens através da projeção de documentários animados, curtas metragens e  amostras animadas ao início de cada aula, para depois colocarmos em prática as novas técnicas no papel. É realmente incrível perceber a evolução que eu e meus colegas tivemos durante a realização dos exercícios... A nossa turma toda ficou empolgada com as novas técnicas! Nós também ganhamos um livro do Senac que fala sobre a técnica e a estética através da história. O livro se chama "Arte Da Animação" de Alberto Lucena Junior, realmente maravilhoso!
Vimos também um excelente documentário chamado "Luz, Anima, Ação" que conta a história da animação

Documentário Luz, Anima, Ação
brasileira através de entrevistas com personalidades consagradas da área, apresentando a trajetória brasileira no gênero, desde o pioneiro O Kaiser (1917), dirigido por Álvaro Marins, até o atual boom produtivo de filmes e seriados voltados ao mercado internacional. Marcam presença na atração Carlos Saldanha, Mauricio de Sousa, Otto Guerra, Andrés Lieban e Marcos Magalhães. Depois dessa fabulosa história o Instrutor Pedro nos deu a missão de criar temas e roteiros para a realização de um curta metragem animado para o final do curso, nos baseando em todos os ensinamentos que tivemos até agora.
Esta última semana foi o encerramento das atividades de desenho. Agora daremos foco em desenho e animação digital no programa Adobe Flash. Bem, por enquanto é só. Aguardo vocês em breve para mais um Diário Animado!