Como singelos desenhos feitos em
papel podiam resultar em algo tão fascinante? Essa era a pergunta que o público
fazia ao admirarem as obras animadas de Zenas Winsor McCay (1869- 1934). No
artigo de hoje vamos conhecer sua contribuição imprescindível para a história
do cinema de animação, sendo ele responsável tanto pela evolução técnica quanto
à narrativa da arte animada, garantindo o prosseguimento de todo o processo de
desenvolvimento da animação iniciado com Emile Cohl (artista que conhecemos napostagem anterior).
Página da HQ de Little Nemo in Slumberland
Ao começar na produção de filmes
animados, McCay já gozava de certa notoriedade e popularidade artística devido
aos seus trabalhos com quadrinhos. A série de quadrinhos “Litlle Nemo” era um
sucesso e servia de referência para outros artistas, graças a sua forma
artística diferenciada, o designer e toda criatividade inovadora de McCay. E
foi exatamente na arte sequencial que o artista buscou inspiração para transpor
seu mundo de sonho e fantasia para os filmes animados. Seu primeiro filme animado “Little Nemo in
Slumberland” (1911) mostrava nas telas de cinema a sofisticação do estilo
gráfico que o artista havia estabelecido nos quadrinhos.
Little Nemo in Slumberland (1911)
O próprio Winsor McCay não
escondia dos espectadores todo o processo trabalhoso da produção de filmes
animados. Para a concretização do seu primeiro curta animado, foram necessários
mais ou menos quatro mil desenhos feitos durante quatro anos. O resultado de
todo esse trabalho foi uma animação que apresentava o uso das noções de peso, perspectiva
e metamorfose, mesmo utilizando recursos simples (tinta nanquim, papel de arroz
e o flipbook) para a criação dos frames que iriam compor sua animação. A
precisão da ilusão do movimento em seus desenhos era o resultado da utilização
da flipagem confinante a um cronômetro, o que atingiu o perfeccionismo característico
de suas animações.
The Story of a Mosquito (1912)
Em seu segundo filme animado, o
artista consegue desenvolver a personalidade dos personagens e por isso é
reconhecido como o primeiro cineasta de animação a utilizar desse artificio. O filme “How a Mosquito operates” (1912),
(também conhecido como “The Story of a mosquito”), retrata a personalidade do
personagem “Steve” com a animação. O curta animado se destaca pela performance
da sua personagem principal, um simpático mosquito que se alimentava de sangue
humano e era capaz de cativar o público utilizando de características próprias
do ser humano, o antropomorfismo, fator essencial que contribuiu para o
desenvolvimento da indústria de filmes animados. O artista utiliza meios que
fazem com que o personagem se identifique com o público: a técnica do close (já
utilizada por Emile Cohl) e a sensação que o personagem está olhando
diretamente para os olhos do público, além de uma personalidade rica de emoções
e sensações, com suas caras e bocas.
Gertie the Dinosaur (1914)
Em 1914, lança o filme animado considerado
o primeiro grande marco da história da animação, “Gertie the Dinosaur”. Para sua
produção, foram desenhados em papel de arroz mais de cinco mil desenhos, com a
ajuda de um assistente, que davam a fluidez na animação e a individualização da
personagem perante o público. O filme apresentava um personagem dotado de uma
personalidade afetuosa, que se comunicava através dos seus gestos. A narrativa
de “Gertie the Dinosaur” além da própria “dinossaura” carismática tinha o
próprio artista como personagem. O filme fez bastante sucesso, gerou outros
filmes, plágios e também inspirou vários outros artistas que também ficaram
famosos pela criação de personagens carismáticas e envolventes.
Poster da animação "Gertie the Dinosaur"
Zenas Winsor McCay foi além da
experimentação, estabeleceu alguns dos conceitos fundamentais à animação que
mais tarde daria origem aos doze princípios da animação consolidados pelo
estúdio de Walt Disney. Os conceitos formulados por McCay tinham o objetivo de
instituir personagens e ação numa visão o mais realista possível.
Winsor McCay
Agora sabemos o quanto os
artistas, Emile Cohl e Winsor McCay, foram importantes para a história da
animação. Além do pioneirismo técnico e artístico empregados por eles, ambos
buscaram dar vida a seus personagens, inspiraram uma geração de artistas
posteriores e, principalmente, deram engrenagens fortes e sucintas para a
industrialização da arte da animação.