27 de julho de 2011

Anima Mundi 2011 - Os Papos Animados - David Daniels


Enquanto o festival vai rolando em SP, Vamos falar de um dos momentos mais bacanas e concorridos do Anima Mundi: Os Papos animados. O encontro do animador com seu público e este ano foram 3 encontros bem bacanas.
No primeiro dia de Papo a palavra foi dada a David Daniels, animador norte americano que desenvolve uma técnica chamada Strata Cut. A técnica surgiu na cabeça de David quando ele ainda era criança ao olhar um Bolo de aniversário com várias camadas e cortado. Ele pensou como aquilo um dia poderia se tornar em algo interessante. 
Pois bem, essa ideia durou anos até que ele teve uma epifania ao fazer vários "bolos de massinha" com Camadas Variadas e projetadas de forma diferente. Com isso ao cortar a massinha ela ia revelando uma camada diferente da do proximo corte. São formas que incluem cálculo de velocidade do corte e grau do ângulo em que a faca vai estar para cortar a massinha. Cada variação, acrescenta o artista, é um resultado diferente na tela.
E ele nos mostrou durante a palestra onde tinha em cima da mesa várias formas de massinha diferentes e ao cortar cada uma, as fatias iam se transformando. Confesso que foi a primeira vez que vi uma aplicação prática as aulas de Geometria descritiva. Mas é uma técnica assustadora e todos ficaram impressionados em como funciona a cabeça de Daniels. Afinal de contas é uma aplicação assustadora.
Ainda ficou curioso em saber o resultado visual dessa brincadeira? Pois bem, fiz uma pequena pesquisa e descobri no You Tube uma compilação dos trabalhos em Strata Cut de Daniel (boa parte de seus trabalhos foi feita para a MTV). Por isso colocamos aqui para que você possa conferir. Assista até o final pois é bem legal ver a contagem de 1 a 40 em Strata Cut.

Daniels também mostrou seu trabalho comercial na área de publicidade. Ao final mostrou alguns aplicaticvos onde ele busca formas de desenvolver sua técnica do Strata Cut em Computação Gráfica. (isso mesmo. A faca que corta a massinha e a própria massinha agora é virtual.)
Daniels também deu uma Master Class mostrando mais detalhes do Strata Cut durante o Anima Fórum e com isso arrancou suspiros de espanto de uma platéia não só de animaníacos durante o papo animado como também de animadores profissionais durante o fórum. Afinal de contas é uma técnica espantosa e dificilmente encontraremos outra pessoa que consiga fazê-la de forma tão fantástica.