29 de julho de 2011

Diário Animado - Anima Mundi 2011 SP - Dia 1


Esse ano o AnimaMundi está bem diferente em São Paulo, pelo menos noMemorial da America Latina, não existem mais todos aqueles estandes de anos anteriores, segundo informações do pessoal contratado para trabalhar no evento foi por questões de diminuição de patrocínio. Eu, como estudante de arquitetura, prefiro como estava hoje, mas me preocupa se a diminuição de estandes e das sessões de curtas possam ser um mal sinal para o festival aqui em São Paulo.
Alguns problemas que já haviam no ano passado se repetiram: em nenhum momento pediram comprovação de que eu sou estudante, mesmo quando quis mostrar falaram que era só na hora da entrada das sessões. Sessões sem legendas como comentada em post anterior pelo Marcos também ocorreram por aqui.
Fora isso, tudo estava ótimo, como sempre. O pessoal da venda de ingressos estava bem mais eficaz que ano passado e o pessoal de informações também.

Temos esse ano 18 sessões de curtas, hoje assistimos um terço disso apenas, mas pessoalmente achei que melhorou consideravelmente o nível dos curtas, e felizmente começamos o dia com uma das melhores sessões, o curtas 8.

Curtas 8:
Luminaris - já foi comentado mas preciso dizer que adorei esse curta. Já tentei trabalhar com stop motion em ambiente aberto e não controlado e isso é infernal. Depois de algumas tentativas não bem sussedidas tentei usar isso a meu favor e é muito mais difícil do que parece. Nesse curta conseguem muito bem usar a passagem do dia não só a favor mas como um dos personagens do curta. É simplesmente fantástico isso. Quem já experiementou fazer stopmotion ao ar livre vai me entender.
Rubika - fantástico também. Não posso contar muito, mas basicamente eles conseguem transformar um cenário comum em algo desesperador, a idéia, apesar de não ser totalmente original, foi muito bem trabalhada e afinal, o que hoje em dia é totalmente original?
Fly - eu pessoalmente não gosto do tipo de humor dele, mas minha opinião não é necessariamente a da maioria. Esse curta foi um dos poucos que conseguiram despertar risos na platéia (de todas as sessões de hoje).

Curtas 13 - Curtas de Terror:
Uma ótima sessão também, destaques para:
Maternelle - o inferno de um jardim de infancia pela visão de uma criança.
ZEEC - muito intenso e uma animação de ótima qualidade com elementos de um jogo FPS (first person shooter ou primeira pessoa)
Backwater Gospel - merecedor do prêmio de direção de arte

Curtas 4:
Destaque para Trois Petits Points que esperava que ganhasse algum prêmio, mas acho que não foi muito bem passado as referências: à Primeira Guerra Mundial; o corvo seria o fantasma da Segunda Guerra; a relação das costuras com as trincheiras que simplesmente “costurando”, não seriam o suficiente para afastar o corvo. Mas de quaquer forma é uma animação fantástica que depois de se entender a mensagem que há por trás, fica ainda mais interessante.
Nessa sessão temos também o curta brasileiro Obsoleto, já comentado em posts anteriores.

Curtas 7:
Vale pelo The saga of Björn (lê-se biorne), também merecedor do prêmio e pelo curta brasileiro 2004.

Curtas 12:
Uma sessão estranhamente boa. Digo isso, pois os melhores curtas possuem boa parte em stop motion. Acredito que o stop motion, por ser algo muito artesanal, nunca fica no meio termo, ou é ruim ou é muito bom. E no caso os curtas The Gloaming e Vincenta ficaram no extremo positivo, vale muito a pena ver por esses dois curtas

Curtas 3:
Umas das melhores sessões como o Curtas 8.
Outra sessão de certa forma estranha, onde os melhores curtas são os mais curtos como o Meet the Buck Bom tempo. Meet the Buck é uma animação estremamente dinâmica, engraçada e com uma direção de arte fantástica. Se não houvesse o Backwater Gospel competindo, esse seria o meu preferido nesse aspecto.
“Bom Tempo" fechou muito bem a sessão. Chego a arriscar em dizer que ele foi perfeito dentro do que pretendia: simples, direto, muito bem humorado e muito bem executado. Um dos meus preferidos dentre todos e um grande orgulho de ver um resultado de um trabalho nacional tão bom.