24 de julho de 2011

Resenha: 'Rio' - Para Quem Não é Carioca

Só agora fui assistir a animação RIO. Confesso, tinha preconceito: mais um filme nacionalista, cheio de clichês para  gringos, uma chatice... Não vou nem perder tempo! Foi assim minha primeira reação com a animação RIO da Blue Sky dirigida por Carlos Saldanha.
Apesar de meus caros colegas do Animação S.A. estarem muito animados com a película eu fiquei durona: há... Eles são cariocas e estão puxando a sardinha pro lado deles, é mais uma “papagaiada” pra gringo ver e carioca se gabar! Mas como pessoa extremamente curiosa que sou um belo dia resolvi dar uma espiadinha.
A abertura era linda com aquelas araras coloridas dançando no estilo Broadway. Mais uma vez o meu palpita estava certo... é papagaiada pra gringo ver! Passada a má vontade inicial eu acabei esquecendo meus preconceitos e me empolguei com a história de amor entre dois pássaros e duas pessoas completamente diferentes. Adorei ver a cidade do Rio retratada com tamanha poesia: o bondinho subindo uma ladeira cheia de Ipês em flor, a vista já batida, mas sempre linda do Pão de Açúcar, o morro, muito parecido com o que a gente vê na TV, mas cheio de vida e de certa forma romantizado. 
Fiquei pensando que, com certeza, há de ter essa poesia escondida na mente das pessoas que vivem e amam esse lugar. Pouco realista? Talvez, mas quem quer realidade que assista um documentário ou o jornal das oito ora, pois. 
Um dos motivos que eu sempre fico de pé atrás com filmes que retratam o Rio é o tal clichê de cidade violenta, cheia de perigos. Pra quem vive em outros Estados do Brasil a notícia que se tem é que “lá” é um lugar muito perigoso. Deus me livre! Era exatamente isso que eu não queria ver. Cinema pra mim é diversão. Quando quero saber da realidade assisto um documentário, leio um jornal ou algum estudo acadêmico.
Mas o filme RIO não tem nada disso. É uma animação muito divertida, com história, música, imagens que garantem a alegria de quem assiste. É uma belezinha que me surpreendeu. Muito divertido, o tipo de filme que eu gosto de ver. Bichos falantes, pessoas divertidas, vilões extravagantes.
Então, você que como eu, tinha preguiça de assistir a animação RIO por puro preconceito deixe isso de lado e divirta-se com a Cacatua Malvada, o Cachorro Babão os Macaquinhos Aloprados e um monte de aves maravilhosamente coloridas.