29 de julho de 2011

Anima Mundi 2011 - Os Papos Animados - Carlos Saldanha


O último dos papos animados no Anima do Rio foi bem especial. Aliás o primeiro Papo Animado figurinha repetida da história do Anima Mundi. Mas nada mais que Justo. O Convidado brasileiro deste ano e que fechou os papos com chave de ouro foi Carlos Saldanha que contou um pouco da sua carreira e contou detalhes da mega produção Rio. seu último Longa Metragem.
Saldanha começou sua vida animada procurando informações de cursos de animação no exterior. Juntos os trocados e foi fazer um pequeno curso de alguns meses no Estados Unidos. Ficou deslumbrado ao ver que as salas de computadores eram poucos usadas pelos colegas e aproveitou o máximo que pode. Tal esforço foi reconhecido pelo seu professor que o convidou para fazer mestrado. Saldanha então se desdobrou para ficar mais um tempo lá. Foi quando produziu o seu primeiro curta Time for Love que considera a única obra realmente dele. Afinal de contas ele fez tudo do início ao fim e ele mostrou o curta com orgulho. Aliás foi com este curta que Saldanha participou pela primeira vez de um Anima Mundi e fez tanto sucesso que é um dos curtas da Coletânea o Melhor de Anima Mundi Volume I (infelizmente lançado apenas em VHS).
Foi logo chamado para a Blue Sky, na época um pequeno estúdio em Nova York. Começou animando e não demorou muito para começar a dirigir. Boa parte dos trabalhos do estúdio eram publicitários. Até que chegou o filme Joe e as Baratas onde a Blue Sky foi contratada para animar os simpáticos bichinhos. Segundo saldanha foram 13 minutos de animação de baratas em Computação Gráfica. Um orgulho pois praticamente era o Jurassic Park das baratas. Vou colocar aqui o trecho que ele mostrou no papo. Mas só veja se você não tiver nojo de baratas. Esteja Avisado.

Depois saldanha contou como os grandes estúdios buscavam suas parcerias com empresas de animação de computação gráfica 3D. A Disney se juntou a Pixar, a Dreamworks procurou a PDI e a Fox encontrou a Blue Sky e aí foi o casamento perfeito. Era do Gelo 1, 2 e 3, Robôs, Horton e o mundo dos quem e agora Rio. Mas não sem deixar de falar de Gonne Nutty, curta estrelado por scratch e que foi indicado ao Oscar.


Ao falar de Rio, Carlos Saldanha deu uma aula de produção. Contou passo a passo a criação das personagens, dos Cenários do filme. Destaco dois pontos dessa apresentação. A primeira foi o fato dele ter trazido ao Rio uma equipe da Blue Sky para conhecer a cidade e seus detalhes. Os animadores inclusive desfilaram no Sambódromo pela Mangueira. Tudo isso para ambientar melhor os animadores e ajuda-los a passar melhor a imagem e o espírito da cidade.
Outro ponto alto e que arrancou aplausos da platéia foi quando Saldanha contava que queria fazer Blu sambar. Mas não o samba gringo (balançando com dedinhos para o alto). Então ele desafiou um dos animadores do seu estúdio (pasmem! Um finlandês!!!). Pois bem algumas semanas depois o finlandês trouxe o resultado e o que saldanha mostrou não tem como descrever. Blu sambava como um verdadeiro passista ao som de um dos samba enredo do Salgueiro. Animadores presentes enlouqueceram. Fãs de Carnaval ficaram impressionados e a cena teve bis. O animador merece um título de cidadão carioca honorário.
Pedimos encaridamente que a Fox pense numa edição especial de Rio com esses extras que valem muito a pena.
Por fim saldanha termina a apresentação com a abertura do filme em várias etapas. Mas vou colocar aqui só a abertura por si só que ja é maravilhosa e fecha as matérias sobre os papos animados no Anima Mundi do Rio.